Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63882

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Sá Barreto dos-
dc.contributor.authorARAÚJO, Lívia Maria de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-18T20:25:01Z-
dc.date.available2025-06-18T20:25:01Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-06-17-
dc.identifier.citationARAÚJO, Lívia Maria de Souza. Os que já se foram permanecem aqui: a materialidade e a relação com os objetos no cinema de horror. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63882-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a interseção entre museologia, cultura material e cinema de horror. Nota-se que a reflexão crítica da cultura considerada pop é um campo pouco explorado pela museologia e muito rico em termos de material. A cultura material aborda artefatos físicos que fazem parte do cotidiano das pessoas e carregam significados culturais, sociais e históricos. Relacionar esse tipo de discussão com uma obra ficcional permite indagar sobre os diferentes contextos e significados que um mesmo objeto obtém de acordo com quem o possui. Neste trabalho, discutem-se como os objetos no cinema de horror adquirem significados simbólicos e espirituais, funcionando como extensões da memória, da subjetividade e da espiritualidade humana. A análise fílmica, descritiva, qualitativa e exploratória, se deu por meio da descrição de determinadas cenas e acompanhamento da narrativa por meio da transcrição, priorizando a relação entre os protagonistas, coadjuvantes (personas) e os personagens objetos. O estudo analisa especificamente o filme Invocação do Mal (2013), explorando a relação entre pessoas e objetos como expressão de afetos, medos e identidades. A proposta visa ainda ampliar os horizontes da museologia por meio de uma leitura interdisciplinar, promovendo conexões com a comunicação, a arte e as narrativas culturais contemporâneas, com foco especial na subjetividade e nos vínculos afetivos mediados por artefatospt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectCinema de horrorpt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectObjetopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleOs que já se foram permanecem aqui : a materialidade e a relação com os objetos no cinema de horrorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9540143124044744pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to reflect on the intersection between museology, material culture and horror cinema. It is noted that the critical reflection of pop culture is a field little explored by museology and very rich in terms of material. Material culture refers to physical objects whose are part of people's daily lives and carry cultural, social and historical meanings. Relating this type of discussion to a fictional work allows us to inquire about the different contexts and meanings that the same object obtains according to who owns it. This paper discusses how objects in horror cinema acquire symbolic and spiritual meanings, functioning as extensions of memory, subjectivity and human spirituality. The film analysis, descriptive, qualitative and exploratory, was carried out through the description of certain scenes and monitoring of the narrative through transcription, prioritizing the relationship between the protagonists, supporting characters (personas) and the object characters. The study specifically analyzes the film The Conjuring (2013), exploring the relationship between people and objects as expressions of affection, fear and identity. The proposal also aims to broaden the horizons of museology through an interdisciplinary reading, promoting connections with communication, art and contemporary cultural narratives, with a special focus on subjectivity and affective bonds mediated by artifacts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Antropologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Museologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LÍVIA SOUZA.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons