Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63916

Compartilhe esta página

Título: Dieta mediterrânea como estratégia para mitigação da diabetes mellitus e obesidade: um paradigma para o envelhecimento saudável
Autor(es): MELO, Marya Eduarda de Souza Costa
Palavras-chave: Dieta mediterrânea; Diabetes mellitus tipo 2; Obesidade; Envelhecimento saudável
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: MELO, Marya Eduarda de Souza Costa. Dieta mediterrânea como estratégia para mitigação da diabetes mellitus e obesidade: um paradigma para o envelhecimento saudável. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Analisar os efeitos da Dieta Mediterrânea na mitigação da Diabetes Mellitus e da Obesidade, avaliando seu potencial na promoção do envelhecimento saudável. Trata-se de uma revisão integrativa, de caráter qualitativo. Seguiram- se as recomendações do PRISMA, para um rigor metodológico. Foram utilizadas as bases de dados Pubmed, Cochrane Library e Scopus. Os resultados foram obtidos a partir da consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e Medical Subject Headings (MeSH), "Diet, Mediterranean", "Diabetes Mellitus, Type 2", "Obesity" e "Healthy Aging”. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2020 a 2024, nos idiomas português, inglês e espanhol. Desse modo, exclui-se estudos indisponíveis em texto completo e de acesso pago, duplicatas, teses, dissertações e estudos com fuga ao tema; 189 artigos foram avaliados e 5 compuseram a amostra final. Os resultados apontam redução de marcadores inflamatórios como LDL, hemoglobina glicada e PCR, além da associação à menor incidência de doenças crônicas e fragilidade em idosos. Intervenções integrativas, como a yHAP, potencializam os efeitos ao incluir práticas físicas e orientações direcionadas a uma estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis. A Dieta Mediterrânea mostra-se eficaz na prevenção e controle da Diabetes Mellitus tipo 2 e da Obesidade, reduz a inflamação sistêmica, melhora a sensibilidade à insulina, o controle glicêmico, a adiposidade visceral e o perfil lipídico. Esses efeitos estão relacionados à ingestão de compostos bioativos, como polifenóis, fibras e ácidos graxos monoinsaturados, encontrados no azeite de oliva, frutas, vegetais e peixes, que favorecem a homeostase metabólica e a prevenção de comorbidades do envelhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63916
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marya Eduarda de Souza Costa Melo (2).pdf757,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons