Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63925

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Ariel José da-
dc.date.accessioned2025-06-25T22:05:34Z-
dc.date.available2025-06-25T22:05:34Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-06-12-
dc.identifier.citationSILVA, Ariel José da. A formação de professores(as) de Geografia na Universidade Federal de Pernambuco frente às desigualdades educacionais no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63925-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de licenciandos do curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre as desigualdades sociais e educacionais no Brasil, investigando como essas percepções influenciam sua formação docente e suas práticas pedagógicas em construção. Com abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 17 discentes matriculados a partir do terceiro período, utilizando como instrumento de coleta um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, resultando em três categorias temáticas: perfil dos participantes, percepção das desigualdades e desafios enfrentados na formação docente, analisando estratégias para uma prática pedagógica inclusiva. Os resultados evidenciam que, embora os participantes demonstrem sensibilidade frente às desigualdades educacionais, ainda existem lacunas significativas na formação inicial, como o tratamento superficial do tema, o distanciamento entre teoria e prática e a ausência de preparação para lidar com realidades sociais complexas. A pesquisa também revelou limitações internas ao processo formativo, como o desinteresse de parte dos estudantes em se engajar em discussões aprofundadas sobre a temática. Conclui-se que há necessidade urgente de revisão curricular nos cursos de Licenciatura em Geografia, com foco na articulação entre formação crítica, políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas que respondam de forma efetiva às desigualdades presentes nas escolas públicas brasileiras.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleA formação de professores(as) de Geografia na Universidade Federal de Pernambuco frente às desigualdades educacionais no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2611817251537575pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the perceptions of graduates of the Geography course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) about social and educational inequalities in Brazil, investigating how these perceptions influence their teaching training and their pedagogical practices under construction. With a qualitative approach, the research involves the participation of 17 students enrolled in the third period, using a questionnaire with open and dated questions as a research instrument. The data is analyzed using the Content Analysis technique, resulting in three thematic categories: participant profile, perception of inequalities and challenges faced in teacher training, analyzing strategies for inclusive pedagogical practice. The results show that, even though the participants demonstrate sensitivity to educational inequalities, there are still significant gaps in initial training, such as superficial treatment of the topic, the gap between theory and practice and the lack of preparation to deal with complex social realities. The research also revealed internal limitations to the training process, such as students' lack of interest in deepening discussions on the topic. It is concluded that there is an urgent need for curricular review in Bachelor's degrees in Geography, with a focus on the articulation between critical training, public educational policies and pedagogical practices that effectively respond to the inequalities present in Brazilian public schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Ariel .pdf690,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons