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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63947
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARNEIRO, Andrea Flávia Tenório | - |
dc.contributor.author | MELO, Igor Pires Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T14:17:33Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T14:17:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Igor Pires Leite de. Utilização da fotogrametria por RPA na inspeção da superestrutura ferroviária no sistema de transporte metropolitano de passageiros. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63947 | - |
dc.description.abstract | O surgimento da ferrovia ocorreu no século XIX, e hoje é de grande importância para garantir o transporte em massa de passageiros em regiões metropolitanas. Para subsidiar as equipes de manutenção ferroviária, são realizadas inspeções visuais periódicas nos elementos da superestrutura ferroviária. Estas inspeções podem expor os funcionários a diversos riscos. Este trabalho propôs a adoção de levantamentos fotogramétricos por aeronaves pilotadas remotamente (RPA) para a realização destas atividades de inspeção da superestrutura ferroviária. Para a sua execução, foram identificados os elementos da superestrutura ferroviária que necessitam de monitoramento e que podem ser obtidos por fotogrametria e a realização de uma pesquisa acadêmica para identificar o estado da arte da fotogrametria na inspeção da superestrutura. Com estes dados foi possível elaborar um procedimento para a realização da inspeção visual a partir de um levantamento por RPA. Para validar o método, foram realizados dois levantamentos. O primeiro experimento foi realizado sobre uma via férrea de bitola métrica sobre dormentes bi-bloco. O segundo experimento foi realizado em uma via dupla de bitola larga com dormentes monoblocos de concreto. Os resultados obtidos nos experimentos demonstram que a utilização deste procedimento é viável para manutenção e seguro para os funcionários que realizam a inspeção. O levantamento foi realizado por um RPA Phantom 4 Advanced e RPA DJI MAVIC 3E, ambos da DJI, com velocidade de 2 m/s e altura de voo de 30 metros e 25 metros, respectivamente. O GSD obtido nos levantamentos foram próximos a 1 cm/pixel, demonstrando uma resolução compatível com o objetivo de identificar visualmente os desgastes no trilho, o estado dos dormentes, as condições do lastro. Com esta análise sendo realizada em escritório e com acesso ao “as built”, o responsável pela inspeção poderá analisar cada trecho ferroviário e informar a manutenção do quilômetro exato de cada defeito identificado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | VANT | pt_BR |
dc.subject | RPA | pt_BR |
dc.subject | Superestrutura ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Inspeção visual | pt_BR |
dc.title | Utilização da fotogrametria por RPA na inspeção da superestrutura ferroviária no sistema de transporte metropolitano de passageiros | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SATO, Simone Sayuri | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8694884197237246 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8970416309536045 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencias Geodesicas e Tecnologias da Geoinformacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The advent of railroads occurred in the 19th century, and today they have a great importance to ensure the mass passenger transport in metropolitan areas. To support railway maintenance teams, periodic visual inspections of railway superstructure elements are conducted. However, these inspections can expose employees to various risks. This study proposed the adoption of photogrammetric surveys using remotely piloted aircraft (RPA) to carry out these railway superstructure inspection activities. For its execution, the railway superstructure elements requiring monitoring and capable of being captured through photogrammetry were identified. Additionally, an academic review was conducted to determine the proceeding in photogrammetry for superstructure inspection. Based on this information, a procedure was developed for performing visual inspections using RPA surveys. To validate the method, two surveys were conducted. The first experiment was carried out on a metric gauge railway with bi-block sleepers. The second experiment was conducted on a broad gauge double railway with monoblock concrete sleepers. The results of the experiments demonstrated that this procedure is viable for maintenance purposes and safe for employees conducting the inspections. The surveys were conducted using a Phantom 4 Advanced RPA and a DJI MAVIC 3E RPA, both from DJI, at a speed of 2 m/s and flight altitudes of 30 meters and 25 meters, respectively. The Ground Sampling Distance (GSD) obtained in the surveys was approximately 1 cm/pixel, demonstrating a resolution suitable for visually identifying rail wear, sleeper conditions, and ballast state. By performing this analysis in an office environment and with access to the “as built” documentation, the inspector can analyze each railway section and report the exact kilometer of any identified defects to the maintenance team. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2942420315995364 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação |
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DISSERTAÇÃO Igor Pires Leite de Melo.pdf | 4,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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