Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63979
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves | - |
dc.contributor.author | CHAVES, Felipe de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T19:32:36Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T19:32:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Felipe de Sousa. A argumentação em círculos de leitura com crianças : uma proposta didática para uma linguagem em construção. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63979 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investiga a condução dos círculos de leitura literária enquanto estratégia didática para o ensino da argumentação com crianças do Ensino Fundamental, tendo como premissa principal o potencial argumentativo da literatura. Assim, buscamos analisar se e como a polissemia característica da linguagem literária pode contribuir para o surgimento da argumentação tendo como objetivos específicos: (I) analisar a potencialidade argumentativa do círculo de leitura literária com crianças do 4o ano do Ensino Fundamental; (II) analisar a atuação do mediador na condução dos círculos de leitura, visando promover a argumentação; e (III) verificar, uma vez detectada a presença da argumentação nos círculos de leitura, o papel que livros de literatura infantil podem ter como objeto de reflexão comum e de produção e confronto de pontos de vista. O estudo foi realizado com dois grupos de quatro crianças na biblioteca de uma escola municipal do Recife. Em cada grupo, foram realizados círculos de leitura, tal como proposto por Cosson (2016), em que livros de literatura infantil são tomados como objetos de conversa e reflexão. Os livros foram previamente escolhidos pelos participantes de cada grupo e os círculos de leitura foram conduzidos pelo pesquisador, sendo audiogravados e, posteriormente, transcritos. A análise dos dados foi dividida em dois momentos. Inicialmente, buscamos identificar a presença de elementos que constituem a argumentação na fala das crianças (argumento, contra-argumento e resposta), e a partir deles a potencialidade argumentativa dos círculos de leitura. No segundo momento, analisamos a atuação do mediador na condução dos círculos de leitura, visando ao desenvolvimento da argumentação junto às crianças. Nos dois casos, utilizamos como referencial estudos realizados por Leitão (2000a; 2001; 2011), nos quais são apresentados os componentes da argumentação, bem como as ações verbais que, segundo a autora, facilitariam o seu surgimento. A análise dos resultados da pesquisa reforçou a potencialidade argumentativa do círculo de leitura literária, resultado tanto da atuação do mediador quanto de características da literatura que atuaram como facilitadoras da polêmica. Com base nessa análise e inspirados nos componentes da argumentação científica, propostos por Chion et al (2005), indicamos ainda quatro elementos que caracterizam a argumentação no campo da literatura, a saber: o componente (I) temático, (II) pragmático ficcional (ou contextual interno), (III) relacional lógico e (IV) retórico. Por fim, concluímos que os dados produzidos na presente pesquisa situam a literatura como um terreno fértil para atividades de desenvolvimento da argumentação e apontam a argumentação como um instrumento importante no processo de formação de leitores literários. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Círculos de leitura | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Formação leitora | pt_BR |
dc.title | A argumentação em círculos de leitura com crianças : uma proposta didática para uma linguagem em construção | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6071656921611377 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates literary reading circles as a didactic strategy for teaching argumentation to elementary school children, based on the argumentative potential of literature. Thus, we sought to analyze whether and how the polysemy characteristic of literary language can contribute to the emergence of argumentation, with the following specific objectives: (I) analysing the argumentative potential of literary reading circles with children in the fourth year of elementary school; (II) analysing the mediator's role in conducting reading circles, with a view to promoting argumentation; and (III) to verify, once the presence of argumentation in reading circles has been detected, on the role that children's literature books can play as an object of common reflection and the production and confrontation of points of view. The study was carried out with two groups of four children in the library of a municipal school in Recife. In each group, reading circles were held, as proposed by Cosson (2016), in which children's literature books are taken as objects of conversation and reflection. The books were previously chosen by the participants in each group and the reading circles were conducted by the researcher, audio-recorded and later transcribed. Data analysis was divided into two stages. Firstly, we tried to identify the presence of the elements that make up argumentation in the children's speech (argument, counter- argument), and the argumentative potential of reading circles. Secondly, we analyzed the mediator's role in conducting the reading circles, with a view to developing argumentation with the children. In both cases, we used as a reference studies carried out by Leitão (2000a; 2001; 2011), in which the components of argumentation are presented, as well as the verbal actions which, according to the author, would facilitate its emergence. The analysis of the research reinforced the argumentative potential of the literary reading circle, as a result of both the mediator's performance and the characteristics of the literature that acted as facilitators of the polemic. Based on this analysis and inspired by the components of scientific argumentation proposed by Chion et al (2005), we also indicated four elements that characterize argumentation in the field of literature, namely: the (I) thematic component, (II) fictional pragmatic (or internal contextual) component, (III) logical relational component and (IV) rhetorical component. Finally, we conclude that the data produced in this research situates literature as a fertile ground for activities to develop argumentation and points to argumentation as an important tool in the process of becoming literary readers. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Felipe de Sousa Chaves.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons