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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63980

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Artur Gomes de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Gabryella Silva do-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:37:58Z-
dc.date.available2025-06-27T19:37:58Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gabryella Silva do. O ensino da modalidade escrita da língua no final da educação infantil : concepções e práticas de professoras de escolas públicas e privadas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63980-
dc.description.abstractNossa pesquisa buscou compreender as concepções e práticas de professoras de escolas públicas e privadas em relação ao ensino da língua escrita no último ano da Educação Infantil, com respeito ao ensino da notação alfabética e da leitura, compreensão e produção de textos. Para tal, em nossa metodologia, optamos por organizar a análise em dois estudos. No estudo I entrevistamos oito docentes (quatro de escolas públicas e quatro de escolas privadas). Os resultados demonstraram que: i) praticamente todas as professoras disseram utilizar a ficha do nome próprio das crianças, todos os dias em sua rotina; ii) havia uma preocupação da maioria das docentes em produzir textos escritos como escribas das crianças; iii) as professoras entrevistadas informaram realizar um importante trabalho sobre a contagem de sílabas, a reflexão sobre a sílaba inicial e final– rimas. No estudo II, analisamos as práticas e as concepções aprofundadas de duas professoras (uma de escola pública e a outra da rede privada). Acompanhamos duas sequências completas de cinco dias em cada turma, em dois meses do ano (uma no início e outra ao final do semestre letivo). Constatamos que, a respeito do lugar das atividades de Língua Portuguesa, ambas aparentavam priorizar a língua escrita em suas práticas. Ao contabilizar o tempo real investido e analisar o percentual que isso representava na rotina geral da turma, vimos que em todos os casos, não era excessivo. Observou-se que o eixo de ensino do SEA era o que costumava estar mais presente nas práticas das Professoras 1 e 2, com uma média de 9% a 10% do tempo total das 10 jornadas observadas em cada turma. A prática da leitura esteve presente na rotina das duas docentes. E as crianças foram oportunizadas a realizar a escrita de textos com ajuda da professora. A partir da presente pesquisa, observamos que, desde o último ano da Educação Infantil, é possível realizar um trabalho comprometido com a garantia do direito de as crianças avançarem em sua compreensão do sistema de escrita alfabética e em seus conhecimentos letrados, de maneira leve e lúdica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLetramento na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino da escrita alfabética na Educação Infantilpt_BR
dc.titleO ensino da modalidade escrita da língua no final da educação infantil : concepções e práticas de professoras de escolas públicas e privadaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3449474742286521pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8901640283482955pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxOur research sought to understand the conceptions and practices of teachers from public and private schools regarding the teaching of written language in the last year of Early Childhood Education, with respect to the teaching of alphabetic notation and reading, comprehension and production of texts. To this end, in our methodology, we chose to organize the analysis into two studies. In study I, we interviewed eight teachers (four from public schools and four from private schools). The results showed that: i) practically all teachers said they used the children's name card every day in their routine; ii) most teachers were concerned with producing written texts as scribes for the children; iii) the teachers interviewed reported carrying out important work on syllable counting and reflection on the initial and final syllables – rhymes. In study II, we analyzed the practices and in-depth conceptions of two teachers (one from a public school and the other from a private school). We monitored two complete five-day sequences in each class, in two months of the year (one at the beginning and the other at the end of the school semester). We found that, regarding the place of Portuguese language activities, both seemed to prioritize written language in their practices. When counting the actual time invested and analyzing the percentage that this represented in the general routine of the class, we saw that in all cases, it was not excessive. We observed that the SEA teaching axis was the one that tended to be most present in the practices of Teachers 1 and 2, with an average of 9% to 10% of the total time of the 10 days observed in each class. Reading practice was present in the routine of both teachers. And the children were given the opportunity to write texts with the help of the teacher. Based on this research, we observed that, from the last year of Early Childhood Education, it is possible to carry out work committed to guaranteeing the right of children to advance in their understanding of the alphabetic writing system and in their literacy skills, in a light and playful way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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