Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63987

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Ana Caroline Damasceno Souza de-
dc.contributor.authorCUNHA, Kalleb Gabriel Leite Patricio da-
dc.date.accessioned2025-06-27T20:38:08Z-
dc.date.available2025-06-27T20:38:08Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-06-25-
dc.identifier.citationCUNHA, Kalleb Gabriel Leite Patrício da. Cartografia e experiências de vida no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): conexões em uma área periférica da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63987-
dc.description.abstractEste estudo analisa a integração da Geografia Crítica e da Cartografia como ferramentas didáticas no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Prof. Benedito Cunha Melo, situada em Jaboatão dos Guararapes - PE. A pesquisa justifica-se pela necessidade de adaptação metodológica para esse público, considerando suas particularidades e desafios socioeconômicos. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de uma aula expositiva com objetivo de retomar conteúdos já aplicados durante o semestre seguindo de uma atividade prática. A aula abordou "O uso da cartografia para análise gráfica e espacial do Brasil", fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Estadual de Pernambuco de Janeiro de 2025. A estratégia didática enfatizou a associação do conteúdo cartográfico com a vivência cotidiana dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. A contextualização do conteúdo e o uso de referências locais facilitaram a compreensão e execução das atividades. A análise da prática pedagógica revelou que a interação entre os alunos nesse estilo de ensino é limitada e a participação ativa é prejudicada pela timidez e insegurança, algo comum no EJA. A atividade prática teve como objeto de trabalho o uso de mapas mudos das mesorregiões de Pernambuco e das regiões do Brasil. O feedback positivo sobre a atividade demonstra a eficácia de metodologias ativas para estimular o engajamento dos estudantes. Contudo, a falta de recursos tecnológicos e de material próprio para esta modalidade limita a exploração mais aprofundada da cartografia. Assim, conclui-se que, apesar da eficácia dos métodos de ensino em engajar os alunos, é necessário aprimorar a sequência didática para aprofundar a compreensão da cartografia.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectGeografia críticapt_BR
dc.titleCartografia e experiências de vida no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) : conexões em uma área periférica da Região Metropolitana do Recife, Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0331312800452529pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the integration of Critical Geography and Cartography as didactic tools in the education of Youth and Adult Education (EJA) at the reference school in high school Prof. Benedito Cunha Melo, located in Jaboatão dos Guararapes - PE. The research is justified by the need for methodological adaptation for this audience, considering their particularities and socioeconomic challenges. The methodology involved the application of an expository class aimed at reviewing content already covered during the semester, followed by a practical activity. The class addressed "The use of cartography for graphical and spatial analysis of Brazil," based on the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pernambuco State Curriculum. The didactic strategy emphasized the association of cartographic content with students' daily experiences, making learning more meaningful. The contextualization of the content and the use of local references facilitated the understanding and execution of activities. The analysis of the pedagogical practice revealed that student interaction in this teaching style is limited, and active participation is hindered by shyness and insecurity, which are common in EJA. The practical activity involved the use of blank maps of Pernambuco's mesoregions and Brazil's regions. The positive feedback on the activity demonstrates the effectiveness of active methodologies in stimulating student engagement. However, the lack of technological resources and specific materials for this educational modality limits a more in-depth exploration of cartography. Thus, it is concluded that, despite the effectiveness of the teaching methods in engaging students, it is necessary to improve the didactic sequence to deepen the understanding of cartography.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Kalleb_Cunha_-_Versao_Final_assinado.pdf6,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons