Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64005

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARDOSO, Fernando da Silva-
dc.contributor.authorPEDROSA, Lucio Alves-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:31:09Z-
dc.date.available2025-06-30T18:31:09Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationPEDROSA, Lucio Alves. A produção do sujeito e dos sentidos pedagógicos na socioeducação : aspectos atribuídos por uma equipe multidisciplinar e adolescentes atendidos pelo COMVIVA em Caruaru-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64005-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca cartografar os sentidos que são mobilizadas desde as práticas socioeducativas desenvolvidas no Centro de Educação Popular Comunidade Viva – COMVIVA, no município de Caruaru-PE. São valorizados aspectos ligados às subjetividades, de modo que o estudo problematiza os sentidos pedagógicos produzidos neste contexto a partir das vivências e narrativas de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e da equipe multidisciplinar que os(as) acompanha. Metodologicamente, a investigação decorre de uma perspectiva cartográfica, com o auxílio de observações e diálogos com adolescentes e profissionais. Objetivos Específicos - Identificar as concepções dos adolescentes e da equipe multidisciplinar, sobre os sentidos pedagógicos na medida socioeducativa; Analisar as estratégias utilizadas pela equipe multidisciplinar para lidar com os desafios e articulações do trabalho socioeducativo; Discutir sobre os processos de subjetivação e os dispositivos de poder presentes nas práticas socioeducativas. Os dispositivos empregados enquanto caminho de pesquisa têm no diário de bordo a sua organização, com o objetivo de valorizar as vozes dos sujeitos, as observações e outras informações complementares. A partir do processo cartográfico, identificamos as concepções dos adolescentes sobre as medidas socioeducativas, analisando as estratégias utilizadas pela equipe multidisciplinar para lidar com os desafios do trabalho socioeducativo, ainda, que refletir sobre os processos de subjetivação e os dispositivos de poder presentes nas práticas socioeducativas é um caminho potente para ampliar os horizontes compreensivos neste universo e tema. A partir das narrativas, é possível relacionar que a socioeducação é assumida como um dispositivo disciplinar multifacetado e que a rede que opera na inclusão e exclusão dos sujeitos reforça paradigmas que, muitas vezes, modulam as experiências da socioeducação com base em técnicas e discursos externos e ligados a diferentes instituições e normas. Os sentidos pedagógicos que são presentes neste espaço da socioeducação podem ser, assim, representados enquanto um dispositivo que atua na produção de novas dinâmicas e discursos que circulam e repercutem de diferentes maneiras na educação, no direito, assistência e outros lugares da sociedade, tecendo uma trama disciplinar que articula relações de forças e produz o próprio sujeito da socioeducação. A socioeducação é, portanto, um campo de produção e exercício de dinâmicas de poder que moldam a organização das ações voltadas aos adolescentes em conflito com a lei para além do espaço institucional e educacional. Os dispositivos de controle estruturam as práticas e os sentidos pedagógicos sobre elas, assim como produzem as subjetividades ao passo que agenciam as experiências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSentidos pedagógicospt_BR
dc.subjectEquipe multidisciplinarpt_BR
dc.titleA produção do sujeito e dos sentidos pedagógicos na socioeducação : aspectos atribuídos por uma equipe multidisciplinar e adolescentes atendidos pelo COMVIVA em Caruaru - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2287414519477726pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1087934915290279pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to map the meanings that are mobilized by the socio-educational practices developed at the Community Living Popular Education Center – COMVIVA, in the city of Caruaru-PE. Aspects linked to subjectivities are valued, so that the study problematizes the pedagogical meanings produced in this context based on the experiences and narratives of adolescents serving socio-educational measures of supervised release and the multidisciplinary team that accompanies them. Methodologically, the investigation proceeds from a cartographic perspective, with the help of observations and dialogues with adolescents and professionals. Specific Objectives - Identify the conceptions of adolescents and the multidisciplinary team about the pedagogical meanings in socio-educational measures; Analyze the strategies used by the multidisciplinary team to deal with the challenges and articulations of socio-educational work; Discuss the processes of subjectivation and the power devices present in socio-educational practices. The devices used as a research path are organized in the logbook, with the objective of valuing the voices of the subjects, the observations and other complementary information. From the cartographic process, we identified the adolescents' conceptions about socio-educational measures, analyzing the strategies used by the multidisciplinary team to deal with the challenges of socio-educational work, and reflecting on the processes of subjectivation and the power devices present in socio-educational practices is a powerful way to broaden the horizons of understanding in this universe and theme. Based on the narratives, it is possible to relate that socio-education is assumed as a multifaceted disciplinary device and that the network that operates in the inclusion and exclusion of subjects reinforces paradigms that often modulate the experiences of socio-education based on external techniques and discourses linked to different institutions and norms. The pedagogical meanings that are present in this space of socio-education can thus be represented as a device that acts in the production of new dynamics and discourses that circulate and have repercussions in different ways in education, law, assistance and other places in society, weaving a disciplinary web that articulates power relations and produces the very subject of socio-education. Socio-education is, therefore, a field of production and exercise of power dynamics that shape the organization of actions aimed at adolescents in conflict with the law beyond the institutional and educational space. Control device’s structure practices and the pedagogical meanings about them, as well as producing subjectivities while managing experiences.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lúcio Alves Pedrosa.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons