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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64135

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCENA, Jonia Alves-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Luciana Maria Campelo de-
dc.date.accessioned2025-07-07T17:32:17Z-
dc.date.available2025-07-07T17:32:17Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciana Maria Campelo de. Condições de produção vocal e competência em comunicação interpessoal do professor: relação com a saúde mental em contexto de pós-pandemia. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64135-
dc.description.abstractIntrodução: Os processos e organização do trabalho observados nas escolas são apontados com um dos principais elementos que contribuem para o surgimento do distúrbio de voz, bem como do sofrimento psíquico do docente. Além disso, os problemas de voz comprometem a comunicação interpessoal, o que repercute de forma negativa nas relações sociais e de trabalho. Com a pandemia do Coronavírus, a saúde do professor pode ter sofrido um impacto ainda maior diante das mudanças/adequações de funcionamento das escolas em função da pandemia. Objetivo: verificar se existe associação entre condições de produção vocal e competência em comunicação interpessoal do professor com a saúde mental em contexto de pós-pandemia da COVID 19. Método: trata-se de um estudo seccional, de abordagem analítica, realizado com 361 professores de escolas estaduais de Pernambuco, que lecionam no ensino fundamental e médio. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: Condição de Produção Vocal do Professor (CPV-P) e Índice de Triagem de Distúrbio Vocal (ITDV), que caracterizaram o perfil vocal e as condições de trabalho do professor; Escala de Competência em Comunicação Interpessoal (ECCI), que avaliou a competência em comunicação interpessoal; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), que avaliou a ansiedade traço e estado; e o Questionário Auto Referido (SRQ-20), que sugere nível de suspeição (presença/ ausência) de algum transtorno mental. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Para associação entre variáveis, foram utilizados os testes de correlação de Pearson e Spearman, teste T de comparação de duas médias não pareadas e teste Z de comparação de proporções, considerando o nível de significância estatística de 5%. Resultados: níveis mais altos de ansiedade e sofrimento mental comum estão associados à presença de distúrbio vocal e habilidades de comunicação interpessoal menos desenvolvidas. A ocorrência de distúrbio vocal foi verificada em quase 45% dos professores, enquanto 40,44% apresentaram alta ansiedade no IDATE-E e 38,78% no IDATE-T, o que denota comprometimento na saúde mental. Além disso, houve indicativo de que 25% dos professores apresentam sofrimento mental comum. Os dados também apontaram que os participantes têm boas habilidades em comunicação interpessoal, com destaque para os domínios controle do ambiente, autorrevelação e disponibilidade. Conclusão: o distúrbio vocal, a ansiedade estado e ansiedade traço estiveram presentes em um grupo importante de docentes no contexto de pós-pandemia da Covid-19. Além disso, as condições de produção vocal e as habilidades de comunicação interpessoais de professores estão associadas à ansiedade e sofrimento mental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectComunicação interpessoalpt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleCondições de produção vocal e competência em comunicação interpessoal do professor: relação com a saúde mental em contexto de pós-pandemiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Ana Nery Barbosa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9542796434773118pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6061534215418433pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: the work processes and organization observed in schools are identified as one of the main elements contributing to the emergence of voice disorders, as well as the psychological distress of teachers. In addition, voice problems impair interpersonal communication, which negatively affects social and work relationships. With the COVID-19 pandemic, teachers' health may have been further impacted by the changes/adjustments in the functioning of schools due to the pandemic. Objective: to verify if there is an association between vocal production conditions and teachers' interpersonal communication skills with mental health in the post-pandemic COVID-19 context. Method: this is a cross-sectional, analytical study conducted with 361 teachers from state schools in Pernambuco, who teach elementary and high school levels. Data collection was carried out through the application of the following instruments: Teacher's Vocal Production Condition (CPV-P) and and Vocal Disorder Screening Index (VDSI), which characterized the teacher's vocal profile and working conditions; Interpersonal Communication Competence Scale (ECCI), which assessed interpersonal communication competence; State-Trait Anxiety Inventory (IDATE), which assessed state and trait anxiety; and the Self-Reported Questionnaire (SRQ-20), which suggests a level of suspicion (presence/absence) of some mental disorder. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. For the association between variables, Pearson and Spearman correlation tests, T-test for comparison of two unpaired means, and Z-test for comparison of proportions were used, considering a statistical significance level of 5%. Results: higher levels of anxiety and common mental distress are associated with the presence of vocal disorders and less developed interpersonal communication skills. The occurrence of vocal disorders was found in almost 45% of teachers, while 40.44% presented high anxiety on IDATE-E and 38.78% on IDATE-T, indicating an impact on mental health. Furthermore, there was an indication that 25% of teachers have common mental distress. The data also showed that participants have good interpersonal communication skills, especially in the domains of environmental control, self-disclosure, and availability. Conclusion: vocal disorders, state anxiety, and trait anxiety were present in a significant group of teachers in the post-COVID-19 pandemic context. Moreover, teachers' vocal production conditions and interpersonal communication skills are associated with anxiety and mental distress.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199435799800914pt_BR
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