Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64166

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Petronildo Bezerra da-
dc.contributor.authorFARIAS, Robson Almeida Monteiro de-
dc.date.accessioned2025-07-08T12:41:34Z-
dc.date.available2025-07-08T12:41:34Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationFARIAS, Robson Almeida Monteiro de. Análise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos De P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64166-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as contribuições e limitações da Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de P. Ya. Galperin no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), com foco na temática da Reação de Precipitação. O objetivo é examinar as contribuições da Teoria de Galperin no desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades teóricas relacionadas à Reação Química de Precipitação. A dissertação apresenta uma fundamentação teórica sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto brasileiro, destacando duas novas concepções: i) parâmetros para o desenvolvimento de conceitos científicos e ii) a ausência de contextos que envolvem a tecnologia em sua definição social, científica e sociocientífica. A pesquisa detalha a Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de Galperin, que propõe etapas para a internalização de conteúdos, baseadas nas teorias de Leontiev e Vygotsky. A metodologia adotada é a de Intervenção Pedagógica, apresentando os impactos dos instrumentos de coleta de dados e uma análise da própria intervenção, que representa o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação para identificar características de uma Reação Química de Precipitação. A discussão é dividida em duas partes: os efeitos da intervenção pedagógica e a descrição detalhada da intervenção. Nos resultados, destacam-se as concepções na Teoria de Galperin, incluindo a importância de contextos tecnológicos no desenvolvimento de conceitos científicos e a relevância da prática experimental no processo de aprendizagem. Além disso, a intervenção pedagógica baseada na Teoria de Galperin proporciona uma metodologia de ensino voltada para a independência do aluno por sua vez limita-se pela complexidade em elaboração das atividades das Etapas. Conclui-se a presença da ACT prática em todas as atividades propostas para o desenvolvimento das etapas de assimilação, enquanto a ACT cívica e cultural não se destacou nas atividades, sugerindo áreas para pesquisas futuras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetização Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectTeoria de Galperinpt_BR
dc.subjectFormação das Ações Mentaispt_BR
dc.subjectReação de Precipitaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.titleAnálise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos De P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6038725990836198pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8829719334729671pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the contributions and limitations of P. Ya. Galperin's Theory of the Formation of Mental Actions and Concepts in the process of Scientific and Technological Literacy (STL), focusing on the topic of Precipitation Reaction. The objective is to examine the contributions of Galperin's Theory to the development of Scientific and Technological Literacy through theoretical activities related to Chemical Precipitation Reactions. The dissertation presents a theoretical foundation on Scientific and Technological Literacy in the Brazilian context, highlighting two new conceptions: i) parameters for the development of scientific concepts and ii) the absence of contexts involving technology in its social, scientific, and socio-scientific definitions. The research details Galperin's Theory of the Formation of Mental Actions and Concepts, which proposes stages for the internalization of content, based on the theories of Leontiev and Vygotsky. The adopted methodology is Pedagogical Intervention, presenting the impacts of data collection instruments and an analysis of the intervention itself, which represents the Complete Orienting Basis of Action Scheme to identify characteristics of a Precipitation Reaction. The discussion is divided into two parts: the effects of the pedagogical intervention and a detailed description of the intervention. The results highlight the conceptions in Galperin's Theory, including the importance of technological contexts in the development of scientific concepts and the relevance of experimental practice in the learning process. Moreover, the pedagogical intervention based on Galperin's Theory provides a teaching methodology aimed at student independence, though it is limited by the complexity in designing the activities of the stages. It is concluded that practical STL is present in all activities proposed for the development of assimilation stages, while civic and cultural STL did not stand out in the activities, suggesting areas for future research.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Robson Almeida Monteiro de Farias.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons