Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64195
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Renildes de Jesus Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T15:11:16Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T15:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Renildes de Jesus Silva de. Educação e subjetividade feminina na tradição batista brasileira : disputas discursivas e dinâmicas de resistência e subversão. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64195 | - |
dc.description.abstract | Entre as principais mudanças que afetaram a sociedade brasileira, desde meados do século XX, destacam-se as que resultaram das teorizações dos feminismos e estudos de gênero, os quais figuram entre os fatores que contribuíram consideravelmente tanto para o questionamento das assimetrias de gênero como para a configuração de novos cenários nas esferas política, cultural, educacional e religiosa, com significativas repercussões nas relações entre homens e mulheres e, principalmente, nas formas de significar tais “identidades”. A partir desse cenário, este estudo objetiva compreender como vêm se configurando, historicamente, os discursos e práticas educativas sobre gênero na tradição batista brasileira, problematizando em que medida tais discursos são legitimados, contestados, disputados, ressignificados e como interferem na produção de subjetividades femininas e nas dinâmicas de resistência e subversão. A análise é realizada em diálogo com aportes teóricos pós-estruturalistas, especialmente a Teoria Política de Laclau e Mouffe, a abordagem das lógicas de Glynos e Howarth. As reflexões também basearam-se nos estudos de Butler, Althaus-Reid, Lugones, e Birole, Machado e Vaggione. Refutando a visão de um sentido finalístico para o social e a ideia de verdades absolutas e universais, a Teoria Política do Discurso ressalta o sujeito como uma entidade complexa, instituída em meio a práticas discursivas precárias e contingentes, imersas nos planos da história e da cultura. Como exemplo desse processo, temos os discursos sobre as mulheres na Convenção Batista Brasileira ao longo do século XX que, pautando-se numa visão essencialista e universalista de identidade, fazem emergir a fantasia da “mulher ideal”. Na segunda década do referido século, mudanças sociais vão engendrar deslocamentos significativos nas visões de gênero, que apresentam um olhar mais crítico em relação à ideia de passividade e submissão feminina, além de outros estereótipos. Nas últimas décadas do século em apreço, a ascensão de discursos neoconservadores e neoliberais, fortalecem concepções tradicionais sobre o feminino e sobre as relações de gênero, e criticam os avanços sociais vendo-os como decadentes e ameaçadores à estabilidade da família e dos papéis de gênero. A CBB, destacando-se por sua militância contra a chamada ideologia de gênero, põe em marcha o discurso fantasmático da feminilidade, a partir do qual emerge um modelo idealizado de mulher. Tais abordagens que incidem sobre as práticas pedagógicas e curriculares da CBB e da maior parte de suas instituições, no entanto, não são homogêneos, tendo em vista que há vozes dissidentes no âmbito da instituição que questionam certos postulados conservadores quanto relacionados ao feminino. Nesse ambiente de disputas, o surgimento da Aliança de Batistas do Brasil indica fissuras e deslocamentos no discurso hegemônico da CBBresultando, a partir daí, na instituição de umnovo regime de sentidos. A ABB, enquanto polo antagônico, além de buscar desconstruir as lógicas hegemônicas exclusivistas da CBB e sua tentativa de impor uma interpretação particular de mundo, igualmente intenta universalizar seus próprios sentidos com vistas à construção de uma nova hegemonia discursiva. Trata-se, pois, de um contradiscurso de resistência que visa denunciar modelos patriarcais e androcêntricos que justificam papéis de gênero, práticas de subordinação e restrição das mulheres nos espaços eclesiais, além da atribuição de um status de superioridade aos homens em detrimento das mulheres. Em suas enunciações em favor da diversidade, a ABB propõe leituras embasadas em outras abordagens teológicas de gênero, tal como um engajamento contextualizado nas discussões de interesse social. A perspectiva de liberdade e de plena equidade de gênero desse movimento, construções fantasísticas, visam tamponar a falta que constitui o sujeito promovendo, assim, uma satisfação parcial do desejo. O alcance de uma plenitude, porém, mostra- se um projeto impossível, em face da contingência e precariedade de toda identidade e das estruturas discursivas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Cristianismo batista | pt_BR |
dc.subject | Teologia feminista | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Teoria do discurso | pt_BR |
dc.subject | Estudos da fantasia | pt_BR |
dc.title | Educação e subjetividade feminina na tradição batista brasileira : disputas discursivas e dinâmicas de resistência e subversão | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4135004803491532 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5336313595044838 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Among the main changes that have affected Brazilian society are those that have resulted from the theorizations of feminism and gender studies, which are among the factors that have contributed considerably to both the questioning of gender asymmetries and the configuration of new scenarios in the political, cultural, educational and religious spheres, with significant repercussions on relations between men and women and, above all, on the ways in which these "identities" are signified. Against this backdrop, this study aims to understand how educational discourses and practices on gender have been configured historically in the brazilian baptist tradition, questioning the extent to which these discourses are legitimized, contested, disputed, re-signified and how they interfere in the production of female subjectivities and in the dynamics of resistance and subversion. The analysis is carried out in dialogue with post- structuralist theoretical contributions, especially Laclau and Mouffe's Political Theory and Glynos and Howarth's approach to logics. The reflections are also based on the studies of Butler, Althaus-Reid, Lugones, and Birole, Machado and Vaggione. Refuting the vision of a finalistic meaning for the social and the idea of absolute and universal truths, the Political Theory of Discourse highlights the subject as a complex entity, instituted in the midst of precarious and contingent discursive practices, immersed in the planes of history and culture. As an example of this process, we have the discourses on women in the Brazilian Baptist Convention throughout the 20th century which, based on an essentialist and universalist vision of identity, gave rise to the fantasy of the "ideal woman". In the second decade of the century, social changes led to significant shifts in gender views, which took a more critical look at the idea of female passivity and submission, as well as other stereotypes. In the last decades of this century, the rise of neo-conservative and neo-liberal discourses strengthened traditional conceptions of women and gender relations, and criticized social advances as decadent and threatening to the stability of the family and gender roles. The CBB, which stands out for its militancy against so-called gender ideology, sets in motion the phantasmatic discourse of femininity, from which an idealized model of woman emerges. However, these approaches that affect the pedagogical and curricular practices of the CBB and most of its institutions are not homogeneous, since there are dissident voices within the institution that question certain conservative postulates regarding the feminine. In this environment of disputes, the emergence of the Alliance of Baptists of Brazil indicates cracks and shifts in the hegemonic discourse of the CBB, resulting in the establishment of a new regime of meanings. The ABB, as an antagonistic pole, not only seeks to deconstruct the exclusivist hegemonic logics of the CBB and its attempt to impose a particular interpretation of the world, but also attempts to universalize its own meanings with a view to building a new discursive hegemony. It is therefore a counter-discourse of resistance aimed at denouncing patriarchal and androcentric models that justify gender roles, practices of subordination and restriction of women in ecclesial spaces, and the attribution of a superior status to men to the detriment of women. In its statements in favour of diversity, the ABB proposes readings based on other theological approaches to gender, as well as a contextualized engagement in discussions of social interest. The prospect of freedom and full gender equality in this movement, fantastical constructions, aim to cover up the lack that constitutes the subject, thus promoting a partial satisfaction of desire. Achieving fullness, however, proves to be an impossible project, given the contingency and precariousness of every identity and discursive structures. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Renildes de Jesus Silva de Oliveira.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons