Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64223

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Aldreis Tacyanna de Lima-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:13:21Z-
dc.date.available2025-07-09T12:13:21Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Aldreis Tacyanna de Lima. O conceito de liberdade no currículo do ensino médio em Pernambuco e no pensamento de Paulo Freire : uma análise crítica de discurso. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64223-
dc.description.abstractA reforma educacional do Ensino Médio não se trata de um movimento restrito à proposição da Medida Provisória no 746/2016, que culminou na promulgação da Lei no 13.415/2017, mas diz respeito a uma redesignação de políticas educacionais que são resultado de mudanças ocorridas nas últimas décadas, mediante a transformação de bases teórico-epistemológicas e filosóficas dos programas escolares. Fruto deste campo de disputas, o Currículo do Ensino Médio em Pernambuco foi publicado no ano de 2021. O presente trabalho investiga como o conceito de liberdade se apresenta na estrutura discursivo-ideológica retratada na normativa estadual, contrastando com os princípios teóricos de Paulo Freire. Para tanto, fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando uma abordagem qualitativa e adotando o paradigma interpretativo marxista. O método de análise sociológica baseia-se no materialismo histórico-dialético. Quanto à metodologia, emprega-se a Análise Crítica do Discurso, com uma perspectiva tridimensional que abrange a análise textual, a prática discursiva e a prática social. Inicialmente, realizou-se uma análise das principais reformas implementadas no Ensino Médio do país, tomando como recorte temporal a década de 1930. O objetivo era compreender o impacto das mudanças sociais e econômicas no currículo escolar e na concepção da função da educação. Essa investigação abrangeu desde a Reforma Francisco Campos (1931), passando pela Reforma Gustavo Capanema (1942), até as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1961, 1971 e 1996). Em seguida, o estudo foi direcionado para a reformulação curricular do Novo Ensino Médio (NEM), buscando compreender como essa reforma foi implementada e quais foram as principais modificações observadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por conseguinte, no currículo adotado em Pernambuco. Após essa breve análise preliminar, a pesquisa prosseguiu investigando a interação entre educação e capital, com foco na influência da ideologia neoliberal na formulação das políticas educacionais e curriculares, dando-se destaque para o contexto brasileiro. Por fim, foi realizada uma análise comparativa do conceito de liberdade no neoliberalismo e na abordagem teórica freireana, resultando na compreensão da concepção de liberdade presente no Currículo do Ensino Médio em Pernambuco. Conclui-se que o documento reflete uma influência marcante da lógica de mercado e da hegemonia do capital, buscando transferir a educação do domínio público para o privado, tornando-a um objeto de consumo individual. A noção de liberdade expressa no Currículo enfatiza a autonomia e o protagonismo irrestritos do estudante na gestão de sua própria vida, porém, na prática, isso se traduz em uma submissão ao seu próprio arbítrio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículo do Ensino Médio em Pernambucopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.titleO conceito de liberdade no currículo do ensino médio em Pernambuco e no pensamento de Paulo Freire : uma análise crítica de discursopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6783573270906634pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe educational reform of Secondary Education is not a movement restricted to the proposition of Provisional Measure No. 746/2016, which culminated in the promulgation of Law No. 13,415/2017, but concerns a redesignation of educational policies that are the result of changes that occurred in the recent decades, through the transformation of theoretical-epistemological and philosophical bases of school programs. As a result of this field of disputes, the High School Curriculum in Pernambuco was published in 2021. The present work investigates how the concept of freedom is presented in the discursive-ideological structure portrayed in state regulations, contrasting with Paulo Freire's theoretical principles. To this end, it is based on bibliographic and documentary research, using a qualitative approach and adopting the Marxist interpretative paradigm. The method of sociological analysis is based on historical-dialectical materialism. As for the methodology, Critical Discourse Analysis is used, with a three- dimensional perspective that encompasses textual analysis, discursive practice and social practice. Initially, an analysis of the main reforms implemented in secondary education in the country was carried out, taking the 1930s as a time frame. The objective was to understand the impact of social and economic changes on the school curriculum and the conception of the function of education. This investigation ranged from the Francisco Campos Reform (1931), through the Gustavo Capanema Reform (1942), to the National Education Guidelines and Bases Laws (1961, 1971 and 1996). Next, the study was directed towards the curricular reformulation of the New Secondary Education (NEM), seeking to understand how this reform was implemented and what were the main changes observed in the National Common Curricular Base (BNCC) and, consequently, in the curriculum adopted in Pernambuco. After this brief preliminary analysis, the research continued investigating the interaction between education and capital, focusing on the influence of neoliberal ideology in the formulation of educational and curricular policies, highlighting the Brazilian context. Finally, a comparative analysis of the concept of freedom in neoliberalism and the Freirean theoretical approach was carried out, resulting in an understanding of the concept of freedom present in the High School Curriculum in Pernambuco. It is concluded that the document reflects a marked influence of market logic and capital hegemony, seeking to transfer education from the public to the private domain, making it an object of individual consumption. The notion of freedom expressed in the Curriculum emphasizes the student's unrestricted autonomy and protagonism in managing their own lives, however, in practice, this translates into submission to their own will.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aldreis Tacyanna de Lima Santos.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons