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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUNA, Maria José de Matos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ericka Anulina Cunha de-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:19:07Z-
dc.date.available2025-07-09T12:19:07Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ericka Anulina Cunha de. Ressignificação da masculinidade através da comunicação não violenta : impactos e implicações no respeito aos direitos humanos em contextos escolares. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64224-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o impacto dos conceitos e das vivências da Comunicação Não Violenta (CNV) na ressignificação da masculinidade em meninos, com o objetivo de compreender se a CNV pode colaborar, dentro do ambiente escolar, para a ressignificação da masculinidade dos participantes e, consequentemente, para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos. Utilizando uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada, a metodologia adotada inclui a pesquisa-ação e a revisão bibliográfica de autores relevantes nos campos conceituais de estudo. As técnicas de coleta de dados envolvem observação e questionários. Os resultados indicam que os conceitos e práticas de CNV podem contribuir para a ressignificação da masculinidade entre os alunos participantes. A prática da CNV ajudou os meninos a desenvolverem uma maior capacidade de identificar e expressar suas necessidades e emoções de maneira não-agressiva, demonstrando potencial para promover um ambiente escolar mais respeitoso e compreensivo. Além disso, a CNV facilitou a desconstrução de estereótipos de masculinidade que desvalorizam a vulnerabilidade emocional, permitindo uma expressão mais autêntica das identidades dos participantes. Em conclusão, a pesquisa demonstra que a CNV pode ser uma ferramenta valiosa para abordar questões de gênero e masculinidade nas escolas, contribuindo para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso, que fortalece o respeito aos direitos humanos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação não violentapt_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleRessignificação da masculinidade através da comunicação não violenta : impactos e implicações no respeito aos direitos humanos em contextos escolarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2916065549227352pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4119578278951508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the impact of the concepts and experiences of Non-Violent Communication (NVC) in the redefinition of masculinity in boys, and it aims to understand whether the NVC can collaborate, within the school environment, to re-signify the masculinity of participants and, consequently, to strengthen respect for the Human Rights. By using a qualitative and applied approach, the methodology used includes the action research and bibliographic review of relevant authors in the conceptual fields of research. Data collection techniques involve observation and questionnaires. The results indicate that NVC concepts and practices may contribute to the reframing of masculinity among participating students. NVC practice benefited the boys from developing a greater ability to identify and express their needs and emotions in a non-aggressive manner, demonstrating the potential to promote a more respectful and understanding school environment. Furthermore, NVC facilitated the deconstruction of stereotypes about masculinity that devalues emotional vulnerability and allows a more authentic expression of the participants’ identities. In conclusion, the research demonstrates that NVC may be a valuable tool for addressing gender and masculinity issues in schools, as well as contribute to the creation of a more inclusive and respectful environment, which strengthens respect for the Human Rights.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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