Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64225

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria Emília Vasconcelos dos-
dc.contributor.authorSILVA, Maria de Lourdes da-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:29:05Z-
dc.date.available2025-07-09T12:29:05Z-
dc.date.issued2024-07-25-
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Lourdes da. A Enciclopédia Negra em sala de aula: para uma história decolonial de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64225-
dc.description.abstractEste trabalho tem como ferramenta didática principal da Enciclopédia Negra como uma estratégia para produzir uma história decolonial em salas de aula da Educação Básica. Com base em alguns verbetes biográficos da Enciclopédia Negra temos como objetivo principal tornar essas figuras nascidas em Pernambuco cuja trajetórias não estão nos livros didáticos a chave principal de uma história decolonial pernambucana. A escolha desses verbetes e dessas memórias foram influenciadas pelo olhar do Feminismo Negro, da pedagogia feminista negra e do olhar interseccional que possibilita identificar alguns marcadores sociais da diferença, opressão e do silenciamento que faz com que muitas figuras sejam invisibilizadas na aprendizagem histórica. Nesse sentido como metodologia, trabalhamos na abordagem dos estudos biográficos para problematizar seus usos na sala de aula, a partir dessa problemática, incentivaremos não apenas o fortalecimento do pensamento crítico, como a criação de narrativas escritas e sua divulgação em áudios gravados na perspectiva da história pública. Para nosso trabalho, escolhemos figuras do século XX, período da pós abolição, nascidas em Pernambuco que sofreram com o racismo, o preconceito religioso, de classe, de gênero e de sexualidade, trazendo o debate de gênero e raça como estratégia para o ensino de História. Vamos trazer para as aulas de história as figuras de Mãe Biu, Badia, Vivina, Emília e Madame Satã com o intuito de não apenas estudar em sala suas contribuições para a história de Pernambuco como os atravessamentos pelos quais passaram no que podemos resgatar de suas vivências. Na dimensão propositiva, elaboramos uma sequência didática que contempla a própria Enciclopédia Negra como objeto central do nosso trabalho e uma sequência didática que contempla a produção de narrativas escritas e audiográficas junto a estudantes da Educação Básica (do nono ano do Ensino Fundamenta e Ensino Médio).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória de Pernambucopt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectPedagogia feminista negrapt_BR
dc.subjectEnciclopédia Negrapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleA Enciclopédia Negra em sala de aula: para uma história decolonial de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9258378887837384pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4794117737260000pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo utiliza como herramienta didáctica principal la Enciclopedia Negra como estrategia para producir una historia decolonial en las aulas de Educación Básica. Basándonos en algunos artículos biográficos de la Enciclopedia Negra, nuestro objetivo principal es hacer que estas figuras nacidas en Pernambuco, cuyas trayectorias no están en los libros de texto, sean la clave principal de una historia decolonial pernambucana. La elección de estos artículos y estas memorias ha sido influenciada por la perspectiva del feminismo negro, la pedagogía feminista negra y la mirada interseccional, que permite identificar algunos marcadores sociales de la diferencia, la opresión y el silenciamiento que hacen que muchas figuras sean invisibilizadas en el aprendizaje histórico. En este sentido, como metodología, trabajamos en el enfoque de los estudios biográficos para problematizar sus usos en el aula. A partir de esta problemática, incentivaremos no solo el fortalecimiento del pensamiento crítico, sino también la creación de narrativas escritas y su divulgación en audios grabados desde la perspectiva de la historia pública. Para nuestro trabajo, elegimos figuras del siglo XX, período de la posabolición, nacidas en Pernambuco que sufrieron racismo, prejuicio religioso, de clase, de género y de sexualidad, trayendo el debate de género y raza como estrategia para la enseñanza de la historia. Llevaremos a las clases de historia las figuras de Mãe Biu, Badia, Vivina, Emília y Madame Satã con el objetivo de no solo estudiar en clase sus contribuciones a la historia de Pernambuco, sino también los atraviesos por los que pasaron y que podemos rescatar de sus vivencias. En la dimensión propositiva, elaboramos una secuencia didáctica que contempla la propia Enciclopedia Negra como objeto central de nuestro trabajo y una secuencia didáctica que contempla la producción de narrativas escritas y audiográficas junto a estudiantes de educación básica (de noveno grado de la educación básica y educación secundaria).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria de Lourdes da Silva.PDF2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons