Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64233
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Francisco Jatobá de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rayza Almeida Hora da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T13:03:31Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T13:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayza Almeida Hora da. Formação docente para as relações raciais : os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais do Estado de Pernambuco estão formando os estudantes de acordo com a Lei 10.639/03?. Dissertação (Mestrado em Sociologia,) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64233 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender as percepções dos estudantes da licenciatura em Ciências Sociais acerca das suas formações docentes no aspecto das relações étnico-raciais. Tive como proposta contribuir com a formação dos licenciados na Universidade Federal de Pernambuco d da Universidade de Pernambuco, visando a desnaturalização da discriminação racial, preconceito e o racismo no ambiente acadêmico. Para pensar meu objetivo, fiz uma investigação acerca do cenário científico e educacional das formações de professores para as relações étnico-raciais, me valendo de uma breve análise sócio-histórica de possibilidades e impossibilidades de ruptura de um cenário educacional que se valesse dos princípios previstos em Lei. Para tanto, fiz um breve panorama da trajetória das Ciências Sociais no ensino superior bem como a trajetória da Sociologia no Ensino Médio, afinal, o licenciado pode vir a exercer a docência e, com isso, é fundamental que saiba trabalhar com a temática racial em sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos no meu trabalho, utilizei a pesquisa qualitativa, realizando a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco; análise da grade curricular do curso; por fim, entrevistas semiestruturadas com os estudantes do último período da graduação. Desta feita, acredito que minha pesquisa contribua como instrumento de problematização de um aspecto importante, as relações étnico-raciais, na formação de professores no Estado de Pernambuco, percebendo a relação dos licenciados com suas graduações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Relaçoes Raciais | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Educação | pt_BR |
dc.title | Formação docente para as relações raciais : os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais do Estado de Pernambuco estão formando os estudantes de acordo com a Lei 10.639/03? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PORTELA JÚNIOR, Aristeu | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9141704694955941 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2604274612352251 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research is to understand the perceptions of Social Sciences undergraduate students regarding their teacher training in the context of ethnic-racial relations. I aim to contribute to the training of graduates at the Federal University of Pernambuco and the University of Pernambuco, with a focus on denaturalizing racial discrimination, prejudice, and racism within the academic environment. To achieve this goal, I investigated the scientific and educational landscape of teacher training for ethnic-racial relations, utilizing a brief socio-historical analysis of the possibilities and challenges in disrupting an educational scenario that adheres to legal principles. Consequently, I provided an overview of the trajectory of Social Sciences in higher education as well as the history of Sociology in high school, considering that graduates may pursue teaching and thus need to be equipped to address racial issues in the classroom. To achieve the objectives proposed in my study, I employed qualitative research, conducting a document analysis of the Pedagogical Project of the Social Sciences Licensure Course at the Federal University of Pernambuco and the University of Pernambuco, an analysis of the course curriculum, and, finally, semi-structured interviews with students in their final semester. I believe that my research serves as a critical tool in addressing an important aspect, ethnic-racial relations, in teacher education in the state of Pernambuco, highlighting the connection between graduates and their academic training. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2261345425063739 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rayza Almeida da Hora Silva.pdf Item embargado até 2026-06-10 | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons