Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64245

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Circe Maria Gama-
dc.contributor.authorBRITTO, Pedro de Andrade Lima-
dc.date.accessioned2025-07-09T15:12:15Z-
dc.date.available2025-07-09T15:12:15Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationBRITTO, Pedro de Andrade Lima. Ludi(cidade): jogos para uma cidade colaborativa e emancipada. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64245-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender como a ludicidade pode contribuir para o aperfeiçoamento dos processos colaborativos de concepção dos espaços urbanos coletivos, cooperando para que esses processos sejam capazes de caminhar para um horizonte de emancipação de pessoas e territórios. Mais especificamente, investigou-se de que formas os jogos podem funcionar como ferramentas metodológicas para a construção de uma síntese espacial, decorrente da interação entre os conhecimentos de arquitetos/urbanistas e de habitantes do território, acerca do ambiente urbano. O conceito de urbanismo colaborativo, vertente dos chamados urbanismos emergentes, é confrontado com a ideia de dissenso, trabalhada por Jacques Ranciére, e de emancipação, presente na pedagogia de Paulo Freire, a partir dos quais se realizou uma revisão crítica sobre o tema. A partir do entendimento de um urbanismo colaborativo emancipador, analisou-se a contribuição dos jogos enquanto ferramentas metodológicas nesses processos. Para isso, foram analisados jogos existentes que têm sido usados em processos de urbanismo colaborativo e buscou-se compreender conceitos do game design, a fim de eleger métodos que serviram de base para a elaboração de um protótipo de jogo, aqui chamado de Nós, um convite para pensar projetos coletivos. Seguindo a práxis que esta pesquisa-ação se propôs a realizar, foram desenvolvidos dois testes em contextos e com objetivos concretos, a partir dos quais a ferramenta foi avaliada segundo critérios de jogabilidade e emancipabilidade, visando sugestões e melhorias futuras para que cumpra seu papel de gerar uma experiência prazerosa e também provoque uma reflexão crítica sobre a cidade e as opressões urbanas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectUrbanismo colaborativopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectDissensopt_BR
dc.titleLudi(cidade) : jogos para uma cidade colaborativa e emancipadapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4202362600325988pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4094519987835330pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to understand how playfulness can contribute to the improvement of collaborative processes of conception of collective urban spaces, cooperating so that these processes are capable of moving towards a horizon of emancipation of people and territories. More specifically, it was investigated how games can function as methodological tools for the construction of a spatial synthesis, resulting from the interaction between the knowledge of architects/urban planners and inhabitants of the territory, about the urban environment. The concept of collaborative urbanism, a branch of the so-called emerging urbanisms, is confronted with the idea of dissent, worked by Jacques Ranciére, and emancipation, present in Paulo Freire's pedagogy, from which a critical review of the theme was carried out. From the understanding of an emancipatory collaborative urbanism, the contribution of games as methodological tools in these processes was analyzed. For this, existing games that have been used in collaborative urbanism processes were analyzed and it was sought to understand concepts of game design, in order to elect methods that served as a basis for the elaboration of a game prototype, here called Nós, an invitation to think about collective projects. Following the praxis that this action research proposed to carry out, two tests were developed in contexts and with concrete objectives, from which the tool was evaluated according to criteria of playability and emancipability, aiming at suggestions and future improvements so that it fulfills its role of generating a pleasurable experience and also provokes a critical reflection on the city and urban oppressions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro de Andrade Lima Britto.pdf18,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons