Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64263
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PERUZZO, Juliane Feix | - |
dc.contributor.author | CARREIRA, Gabriel Fardin Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T18:02:46Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T18:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.citation | CARREIRA, Gabriel Fardin Nogueira. Jeep de Goiana (PE), um monstro inteligente: indústria 4.0, inteligência artificial, automação ciberfísica e extração de mais-valor na smartfactory mais moderna do Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64263 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa as tendências contemporâneas da indústria 4.0 na indústria de transformação, em particular, o caso da Jeep Goiana (PE), representante da indústria automobilística, fundamentando-se no arcabouço teórico marxista. As grandes transformações tecnológicas de nossa época aplicadas à produção e às intermediações entre capital e trabalho iniciaram-se com o conceito da “Indústria 4.0” em meados de 2009, na Alemanha. Hoje, seu ponto de disrupção apresenta-se através das chamadas “inteligências artificiais” em toda as esferas da sociedade, produção, circulação e reprodução. Esta tendência, em pleno estágio de desenvolvimento, incorpora-se ao quadro internacional de reestruturação produtiva global pós-crise de 2008. Nossa problemática parte, portanto, do questionamento sobre quais as reais transformações que tais tendências impõem, na prática, à relação entre capital e trabalho, no marco das contradições capitalistas da exploração do trabalho. Inaugurada em 2016, a Jeep Goiana nos oferece uma privilegiada oportunidade de investigação, sendo uma das fábricas-modelo da Indústria 4.0 em contexto brasileiro de referência internacional, o que permite, portanto, comparar suas características com os modelos produtivos antecessores, como o fordismo e o toyotismo, no marco do esquema internacional da produção enxuta, assim como as tendências globais colocadas para a indústria 4.0 no ramo fabril automotivo. Sendo assim, nosso objetivo geral, nesta pesquisa, é compreender o emprego das tecnologias da Indústria 4.0 na Jeep Goiana (PE), e suas sinergias para a exploração do trabalho. A partir da investigação do concreto em seu modelo vigente, analisamos também sua interlocução com as características particulares da crise capitalista internacional do neoliberalismo e seu padrão de acumulação questionado pela crise de 2008. Para tal, levantamos os seguintes objetivos: 1. Caracterizar o modelo de Indústria 4.0 da Jeep Goiana e o papel de suas tecnologias que propiciam maior produtividade e eficiência na exploração do trabalho; 2. Compreender a inserção da Jeep Goiana em um contexto regional, nacional e internacional de crise capitalista e de propagação da Indústria 4.0 enquanto uma tendência para aumentar as taxas de acumulação e extração de mais-valia; 3. Analisar as tecnologias 4.0 e suas particularidades no novo modelo fabril “inteligente” enquanto possível nova tendência em curso. Para dar conta de tais objetivos, investigamos, também, as particularidades da Jeep Goiana no contexto de desenvolvimento desigual e combinado nordestino no território brasileiro, bem como as características concretas das tecnologias que compõem o espaço ciberfísico em seu interior, como Big Data, internet em nuvem, internet das coisas, robótica, automação algorítmica e, finalmente, a inteligência artificial. Do arcabouço teórico marxista, utilizamos obras clássicas de Karl Marx, como O Capital, relacionando suas análises sobre a maquinaria capitalista e as relações de produção e exploração capitalista com o arsenal tecnológico contemporâneo da Indústria 4.0. Também utilizamos de autores da sociologia do trabalho, como Ricardo Antunes, para dar conta das tendências de proletarização em curso semeadas pela Indústria 4.0; e as obras de Iuri Tonelo para dar conta do entendimento da crise capitalista e sua relação com o neoliberalismo decadente. A investigação teórica também foi articulada com análise documental de conteúdo de cunho jornalístico e documentos oficiais da Confederação Nacional da Indústria e da Stellantis, de onde também retiramos dados a respeito da Indústria 4.0 e da atual situação econômica, em particular, da indústria automotiva. Nossa análise possibilitou inúmeras relações, conexões e conclusões tendenciais entre o modelo da Indústria 4.0, a crise capitalista internacional e a intensificação da exploração do trabalho. Fazemos, ainda, uma interpretação marxista e reflexões iniciais a respeito das tecnologias da Indústria 4.0 e da inteligência artificial, bem como um traçado processual histórico das aplicações tecnológicas da indústria automotiva fabril, comparando a Jeep Goiana com o parque industrial automotivo internacional, averiguando o incremento tecnológico específico que particulariza a Indústria 4.0 enquanto modelo produtivo. Nossas conclusões apontam para a elevação do trabalho alienado estranhado, elevação da subsunção do trabalho ao capital e suas maquinarias ciberfísicas, elevação da precarização do trabalho, subordinação da economia brasileira ao imperialismo, aprofundamento do desenvolvimento desigual e combinado e a transformação do ordenamento neoliberal do trabalho internacionalmente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Indústria 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Jeep Goiana - PE | pt_BR |
dc.subject | Exploração do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Crise capitalista neoliberal | pt_BR |
dc.title | Jeep de Goiana (PE), um monstro inteligente : indústria 4.0, inteligência artificial, automação ciberfísica e extração de mais-valor na smartfactory mais moderna do Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9459964831369666 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0327148497944699 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation analyzes contemporary trends in industry 4.0 in the manufacturing industry, in particular, the case of Jeep Goiana (PE), a representative of the automobile industry, based on the Marxist theoretical framework. The great technological transformations of our time applied to production and in the intermediation between capital and labor began with the concept of Industry 4.0 in mid-2009 in Germany. Today its point of disruption is presented through so-called artificial intelligence in all spheres of society, production, circulation and reproduction. This trend, in full stage of development, is incorporated into the international framework of global productive restructuring after the 2008 crisis. Our problem starts, therefore, from questioning what real transformations such trends impose in practice in the relationship between capital and labor, in landmark of the capitalist contradictions of labor exploitation. Opened in 2016, Jeep Goiana offers us a privileged research opportunity, being one of the industry 4.0 model factories in a Brazilian context of international reference. which therefore allows us to compare its characteristics with previous production models, such as Fordism and Toyotism, within the framework of the international lean production scheme, as well as the global trends set for industry 4.0 in the automotive manufacturing sector. Therefore, our general objective of this research is to understand the use of Industry 4.0 technologies at Jeep Goiana (PE) and their synergies for the exploitation of work. From the investigation of the concrete in its current model, we also analyze its dialogue with the particular characteristics of the international capitalist crisis of neoliberalism and its pattern of accumulation questioned by the 2008 crisis. To this end, we raise the following objectives: 1 - Characterize the industry model 4.0 by Jeep Goiana and the role of its technologies that provide greater productivity and efficiency in labor exploitation; 2 - Understand the insertion of Jeep Goiana in a regional, national and international context of capitalist crisis and the spread of industry 4.0 as a tendency to increase the rates of accumulation and extraction of surplus value; 3 - Analyze 4.0 technologies and their particularities in the new “smart” manufacturing model as a possible new ongoing trend. To achieve these objectives, we also investigated the particularities of Jeep Goiana in the context of uneven development and combined northeastern region in Brazilian territory, as well as the concrete characteristics of the technologies that make up the cyber-physical space within it, such as Big Data, cloud internet, internet of things, robotics, algorithmic automation and finally artificial intelligence. From the Marxist theoretical framework, we use classic works by Marx, such as “Capital”, relating his analyzes of capitalist machinery and relations of capitalist production and exploitation with the contemporary technological arsenal of industry 4.0. We also use authors from the sociology of work, such as Ricardo Antunes, to explain the ongoing proletarianization trends sown by industry 4.0, and the works of Iuri Tonelo to understand the capitalist crisis and its relationship with decadent neoliberalism. The theoretical investigation was also articulated with documentary analysis of journalistic content and official documents from the National Confederation of Industry and Stellantis, from which we also obtained data regarding industry 4.0 and the current economic situation, in particular, the automotive industry. Our analysis enabled numerous relationships, connections and trend conclusions between the industry 4.0 model, the international capitalist crisis and the intensification of labor exploitation. We also make a Marxist interpretation and initial reflections regarding industry 4.0 technologies and artificial intelligence, as well as a historical procedural outline of technological applications in the automotive manufacturing industry, comparing Jeep Goiana with the international automotive industrial park, investigating the increase specific technology that characterizes industry 4.0 as a production model. Our conclusions point to the rise of estranged alienated work, the rise of the subsumption of work under capital and its cyber-physical machinery, the rise of precarious work, the subordination of the Brazilian economy to imperialism, the deepening of unequal and combined development, and the transformation of the order neo-liberal labor movement internationally. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gabriel Fardin Nogueira Carreira.pdf | 10,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons