Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64280

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do-
dc.contributor.authorLEAL, Luiz Guilherme de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-10T12:23:10Z-
dc.date.available2025-07-10T12:23:10Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationLEAL, Luiz Guilherme de Oliveira. Fenomenologia da autoconsciência na experiência interna de pensar a morte de si. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64280-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo mapear a definição estrutural fundamental da experiência ao observar a autoconsciência enquanto objeto da/na experiência interna de Pensar na morte de si, em estudo fenomenal, descritivo, ideográfico, introspeccionista e exploratório. Foram utilizados conceitos centrais corolários da teoria de autoconsciência objetiva, descrita por Duval e Wicklund (1972) enquanto a capacidade de se tornar objeto de sua própria atenção, processando e identificando informações sobre o próprio self. Além disso, a teoria de autoesquema de Markus (1977) também foi amplamente utilizada para embasar o trabalho, entendendo que a experiência investigada está diretamente nucleada na ativação de um esquema autorrelacionado (a morte de si). Mais recentemente a teoria se desdobrou na Autoconsciência fenomenal postulada por Nascimento (2008), que pressupõe dois aspectos: 1. Modos de experienciação dos autoconteúdos; e 2. De que modo experiencia-se o próprio processo da autoatentividade. Autoconsciência fenomenal aparece quando o processo cognitivo autoconsciente está sob atenção na experiência, definindo assim autoconceitos fenomenais a partir das experiências (Nascimento et. al., 2019). Nos eventos internos que ocorrem concomitantemente ao autofoco e na relação dialética que suscita a fenomenalidade da autoconsciência há um enodamento tríplice entre os autoconceitos acessados, experiência interna e autoconsciência fenomenal, que media cognitivamente os conteúdos a partir de processos mentais representacionais. Esta relação poderá ser conferida em profundidade durante o “Pensar a morte de si”, sendo a própria pergunta de pesquisa eliciadora de autoconsciência. Foi verificado o enodamento deste processo cognitivo autoatentivo em seus aspectos de fenomenalidade, além de seu aspecto mediador na experiência interna. Para tal, foi conduzida a Entrevista Fenomenológica-Cognitiva dos Estados Autoconscientes em Vigília (EFEA-V) que, enquanto instrumento introspeccionista que enoda experiência interna e autoconsciência fenomenal, abre caminho para diversas proposições teóricas, como o papel de mediação da autoconsciência fenomenal na experiência interna e quais processos aparecem, e como, no tocante à estrutura da experiência interna de “Pensar a própria morte”. A análise de dados se deu a partir de análise temática proposta por Braun e Clarke (2006), método que almeja a investigação e categorização sistemáticas do corpus, sem excluir-se o aspecto fenomenal e introspeccionista da experiência ao propor um mergulho nos dados que, apesar de demandante, garante fidedignidade à análise. Desse modo, atingiram-se os objetivos de pesquisa de mapear e descrever os modos de agenciamento da autoconsciência fenomenal relacionada ao “pensar a morte de si”, destrinchando os elementos estruturais do processamento cognitivo, sua dinâmica organizativa, enlaces fenomenais na autoexperiência e, por fim, o campo fenomenal relativo a cada elemento da experiência interna na descrição de seus objetos emergentes e relação aos modos contemporâneos de pensar a morte própria. Essas metodologias de estudo fenomenais foram usadas para chegar à um mapeamento da experiência interna de Pensar a morte de si, tomando-a em toda sua miríade de processos autoatentivos que se organizam de modo complexo em categorias de elementos da experiência como Fala Interna, Visualização Interna, Conhecimento Religioso, Conhecimento Implícito, entre outros, atingindo-se a Autoconsciência fenomenal, âmago desse estado autoconsciente, promovendo descrição de seu papel mediador e dos elementos fenomenais encontrados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutoconsciência fenomenalpt_BR
dc.subjectExperiência internapt_BR
dc.subjectMorte de sipt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectMétodos em primeira pessoapt_BR
dc.titleFenomenologia da autoconsciência na experiência interna de pensar a morte de sipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119624702353814pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2208470977822259pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to map the fundamental structural definition of experience by observing self-awareness as an object of/in the internal experience of Thinking about the death of oneself, in a phenomenal, descriptive, ideographic, introspectionist and exploratory study. Central corollary concepts of the theory of objective self-awareness, described by Duval and Wicklund (1972) were used as the ability to become the object of one's own attention, processing and identifying information about one's own self. Furthermore, Markus' (1977) self-schema theory was also widely used to support the work, understanding that the experience investigated is directly centered on the activation of a self-related schema (the death of oneself). More recently, the theory unfolded into the phenomenal Self-Consciousness postulated by Nascimento (2008), which presupposes two aspects: 1. Modes of experiencing self-contents; and 2. How one experiences the process of self-attentiveness itself. Phenomenal self-awareness appears when the self-conscious cognitive process is under attention in experience, thus defining phenomenal self-concepts from experiences (Nascimento et. al., 2019). In the internal events that occur concomitantly with self-focus and in the dialectical relationship that raises the phenomenality of self-consciousness, there is a triple entanglement between the accessed self-concepts, internal experience and phenomenal self-consciousness, which cognitively mediates the contents based on representational mental processes. This relationship can be seen in depth during “Thinking about the death of oneself”, with the research question itself eliciting self-awareness. The entanglement of this self-attentive cognitive process was verified in its phenomenal aspects, in addition to its mediating aspect in internal experience. To this end, the Phenomenological-Cognitive Interview of Self-Conscious States in Waking (EFEA-V) was conducted, which, as an introspectionist instrument that enunciates internal experience and phenomenal self-awareness, paves the way for several theoretical propositions, such as the mediating role of phenomenal self-awareness in experience. internal experience and which processes appear, and how, in relation to the structure of the internal experience of “Thinking about one’s own death”. Data analysis was based on thematic analysis proposed by Braun and Clarke (2006), a method that aims for the systematic investigation and categorization of the corpus, without excluding the phenomenal and introspectionist aspect of the experience by proposing a dive into the data that, despite being a plaintiff, it guarantees reliability to the analysis. In this way, the research objectives of mapping and describing the modes of agency of phenomenal self-consciousness related to “thinking about the death of oneself” were achieved, unraveling the structural elements of cognitive processing, its organizational dynamics, phenomenal links in self-experience and, therefore, Finally, the phenomenal field related to each element of internal experience in the description of its emerging objects and in relation to contemporary ways of thinking about one's own death. These phenomenal study methodologies were used to arrive at a mapping of the internal experience of Thinking about the death of oneself, taking it in all its myriad of self-attentive processes that are organized in a complex way into categories of elements of the experience such as Internal Speech, Internal Visualization, Religious Knowledge, Implicit Knowledge, among others, reaching phenomenal Self-Consciousness, the core of this self-conscious state, promoting description of its mediating role and the phenomenal elements found.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz Guilherme de Oliveira Leal.PDF2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons