Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64304

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de-
dc.contributor.authorPIRES, Anderson Moraes-
dc.date.accessioned2025-07-10T15:10:36Z-
dc.date.available2025-07-10T15:10:36Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationPIRES, Anderson Moraes. O mundo começa no Recife: (des)construções curriculares e processos de subjetivação no Vale das Ninfas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64304-
dc.description.abstractEsse estudo se debruça sobre o Vale das Ninfas, região no centro da cidade do Recife-PE ocupada em boa parte por pessoas LGBTQIA+. Um espaço-tempo cultural privilegiado para redes de amizade, alianças estratégicas e articulação política, em que interagem e se mesclam discursos estéticos, de sociabilidade, de entretenimento, ativistas, tecnológicos, religiosos, de Estado, do mercado. Com foco em ranhuras contemporâneas, como as políticas antigênero fortalecidas pelos movimentos neoconservadores, dialogamos sobre os modos de constituição do Vale das Ninfas como um currículo da e para a cidade que tem participado de processos de subjetivação de sujeitos LGBTQIA+. Entre os flertes que brotaram nos gestos e movimentos investigativos, conversamos com a etnografia educacional pós-estruturalista e com estratégias e recursos conceituais da Teoria Política do Discurso e da Escola Francesa de Análise do Discurso para discutir o currículo do Vale das Ninfas e as dinâmicas de subjetivação forjadas nele e a partir dele. Essa proposição relacional foi uma aposta em agenciamentos produzidos nos encontros porque tivemos a intenção de nos envolver em questões e cenários que provocassem reflexões e debates sobre as práticas curriculares, mesmo sabendo que não alcançaríamos uma completude plena. Os discursos constituídos, entrelaçados e, de alguma forma, perdidos entre os demais são, sem dúvidas, formações específicas e parciais, com fronteiras pouco definidas que se inserem em campos discursivos amplamente relacionais, abertos e instáveis. Conversamos, portanto, sobre os processos de significação do mundo e dos sujeitos promovidos por práticas formativas que se irradiam por todos os cantos da vida – música, dança, festa, brincadeiras, conversas, encontros – superando a ideia de educação como mero processo de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectteoria do discursopt_BR
dc.subjectcidadespt_BR
dc.subjectsubjetividadespt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectsexualidadespt_BR
dc.titleO mundo começa no Recife : (des)construções curriculares e processos de subjetivação no Vale das Ninfaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9027234715540081pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on the Vale das Ninfas, an area in the city center of Recife-PE occupied largely by LGBTQIA+ people. It is a privileged cultural space-time for friendship networks, strategic alliances and political articulation, in which aesthetic, sociability and entertainment, activist, technological, religious, state and market discourses interact and mix. With a focus on contemporary grooves, such as anti-gender policies strengthened by neo-conservative movements, we discuss the ways in which Vale das Ninfas is constituted as a curriculum of and for the city that has participated in processes of subjectivation of LGBTQIA+ subjects. Among the flirtations that emerged from the investigative gestures and movements, we talked with post-structuralist educational ethnography and with strategies and conceptual resources from the Political Theory of Discourse and the French Discourse Analysis to discuss the Vale das Ninfas curriculum and the dynamics of subjectivation forged in and from it. This relational proposition was a bet on agency produced in the meetings because we intended to get involved in issues and scenarios that would provoke reflection and debate on curricular practices, even though we knew we wouldn't achieve full completeness. The discourses that are constituted, intertwined and somehow lost among the others are undoubtedly specific and partial formations, with ill-defined boundaries that are part of discursive fields that are largely relational, open and unstable. We are talking, therefore, about the processes of signification of the world and of subjects promoted by formative practices that radiate from every corner of life – music, dance, parties, games, conversations, encounters – overcoming the idea of education as a mere teaching process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson Moraes Pires.pdf
  Item embargado até 2026-07-08
6,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons