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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64323
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Ana Lúcia Felix dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Emanuelle Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T19:05:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T19:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanuelle Santana da. A política educacional de Pernambuco: uma análise da produção do conhecimento desenvolvido entre 2012-2022 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64323 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se insere no campo das Políticas Públicas Educacionais e aborda a produção do conhecimento sobre a política educacional de Pernambuco, pautada no Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para a Educação, que está presente na rede estadual desde 2007. Nessa direção, este estudo tem como objetivo analisar a produção do conhecimento sobre a política educacional de Pernambuco, desenvolvida nos Programas de Pós-graduação em Educação deste estado, no recorte temporal de 2012-2022. Para tanto, debatemos os avanços e a consolidação da pós-graduação no Brasil, as nuances da Reforma do Estado e da Modernização da Gestão, com o seu desenrolar na gestão da educação estadual e no processo de produção das pesquisas na Pós-graduação em Educação. O caminho metodológico realizado foi o estudo de revisão, denominado “estado da arte”, com base em Ferreira (2002), Romanowski e Ens (2006), Vosgerau e Romanowski (2014) e Jacomini, Penna e Bello (2019). Identificamos três universidades públicas alinhadas aos critérios pré-selecionados: UFPE, UPE e UFRPE e, pertencentes a estas universidades, cinco programas de pós-graduação que serviram como base para o levantamento dos dados. O estado da arte revelou o quantitativo de 85 pesquisas devidamente alinhadas aos critérios deste estudo. Os dados mostram que os pesquisadores analisam a política educacional de Pernambuco sob diferentes enfoques e que as pesquisas apresentam contribuição para o aprofundamento teórico das temáticas abordadas, desde os documentos regulatórios da política até a investigação da condução dela no cotidiano escolar. As principais temáticas identificadas nas pesquisas analisadas foram as seguintes: escola de tempo integral; gestão escolar; e currículo e Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação. Do ponto de vista metodológico, os pesquisadores adotam, em sua maioria, a abordagem qualitativa ou quanti-qualitativa, sendo a entrevista a técnica de coleta de dados mais utilizada. Os estudos revelaram que a política segue os preceitos da gestão gerencial, com a incorporação de parcerias com setores privados e com a elaboração de um sistema próprio de avaliação e monitoramento de rendimento educacional. Além disso, as pesquisas apontam para o fortalecimento da accountability educacional na política pernambucana, que envolve dispositivos de avaliação, prestação de contas e responsabilização. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Programa de modernização da gestão pública - metas para a educação | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.title | A política educacional de Pernambuco : uma análise da produção do conhecimento desenvolvido entre 2012-2022 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1230087324240271 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4439575996103777 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research falls within the field of Educational Public Policies and addresses the production of knowledge regarding the educational policy of Pernambuco, based on the Public Management Modernization Program – Education Goals, which has been implemented in the state school system since 2007. In this context, the study aims to analyze the production of knowledge about the educational policy of Pernambuco, developed within the Graduate Education Programs in the state, during the period from 2012 to 2022. To this end, the research discusses the advancements and consolidation of graduate studies in Brazil, the nuances of State Reform and Management Modernization, and their unfolding in the management of state education and the process of research production in Graduate Education Programs. The methodological path followed was a review study, referred to as a "state of the art" review, based on Ferreira (2002), Romanowski and Ens (2006), Vosgerau and Romanowski (2014), and Jacomini, Penna, and Bello (2019). Three public universities were identified as meeting the pre-selected criteria: UFPE, UPE, and UFRPE, along with five graduate programs affiliated with these universities, which served as the basis for data collection. The "state of the art" review identified a total of 85 studies aligned with this research's criteria. The data show that researchers analyze Pernambuco's educational policy from various perspectives and that the studies contribute to the theoretical deepening of the themes addressed, ranging from the policy's regulatory documents to investigations of its implementation in daily school life. The main themes identified in the analyzed studies were: full-time schools, school management, curriculum, and the Public Management Modernization Program – Education Goals. From a methodological perspective, most researchers adopt a qualitative or mixed (quantitative-qualitative) approach, with interviews being the most commonly used data collection technique. The studies revealed that the policy adheres to the principles of managerial management, incorporating partnerships with private sectors and developing its own system for evaluating and monitoring educational performance. Additionally, the research points to the strengthening of educational accountability in Pernambuco's policy, involving evaluation mechanisms, accountability, and responsibility. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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