Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64330
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria do Desterro Azevedo da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Isabella Carvalho da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T11:19:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T11:19:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, I. C. C. Representação decimal dos números reais: da análise real aos livros didáticos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64330 | - |
dc.description.abstract | A disciplina Análise Real, obrigatória em vários cursos de Licenciatura em Matemática, gera diversas discussões acerca de quais conhecimentos são essenciais para a formação inicial do professor. Nesse contexto, esta pesquisa examina como as demonstrações matemáticas da Aná- lise Real se relacionam com a abordagem da representação decimal nos livros didáticos do 9º ano. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de investigar como se dá a articulação entre o conhecimento acadêmico e o ensino na Educação Básica. Em especial, a pesquisa integra aspectos teórico-pedagógicos, apoiando-se: nos Obstáculos Epistemológicos (Bachelard, 1996) para analisar desafios conceituais; no Conhecimento Matemático para o Ensino (Ball; Thames; Phelps, 2008) para discutir a prática docente; e na Teoria da Transposição Didática (Chevallard, 2000) para examinar a transformação do saber acadêmico em saber escolar. O estudo reflete sobre a importância da Análise Real na formação docente, sobretudo frente às dificuldades conceituais na introdução dos números irracionais na Educação Básica. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar como o saber sábio, fundamentado na Análise Real, se relaciona ao saber a ser ensinado nos livros didáticos do 9º ano no que diz respeito à representação decimal dos números reais. Para isso, utilizamos uma metodologia com base na abordagem qualitativa. Inicialmente, desenvolvemos a demonstração matemática que fundamenta a representação de- cimal dos números reais, destacando as ferramentas da Análise Real utilizadas. Posteriormente, realizamos uma pesquisa bibliográfica em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental, descrevendo-os e analisando-os de modo a estabelecer conexões entre as demonstrações feitas anteriormente, além de pontuar alguns fenômenos da Transposição Didática. Concluímos que há relações entre as demonstrações matemáticas e os livros didáticos, mas a Transposição Didática tende a simplificar conceitos complexos, como os números irracionais. Isso reforça a neces- sidade do professor de Matemática compreender tais relações, a fim de realizar transposições conscientes que contribuam para a formação crítica dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Análise Real | pt_BR |
dc.subject | Representação decimal dos números reais | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Representação decimal dos números reais: da análise real aos livros didáticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1587023913707928 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5764114445960228 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discipline of Real Analysis, which is mandatory in several Mathematics Teaching Degree programs, gives rise to various discussions about which types of knowledge are essential for teachers’ initial training. In this context, this research examines how mathematical proofs in Real Analysis relate to the treatment of decimal representation in 9th-grade textbooks. The choice of theme is justified by the need to investigate how academic knowledge is articulated with teach- ing practices in Basic Education. Specifically, the study integrates theoretical and pedagogical aspects, drawing on: Epistemological Obstacles (Bachelard, 1996) to analyze conceptual chal- lenges; Mathematical Knowledge for Teaching (Ball; Thames; Phelps, 2008) to discuss teaching practice; and the Theory of Didactic Transposition (Chevallard, 2000) to examine the transfor- mation of scholarly knowledge into school knowledge. The study reflects on the importance of Real Analysis in teacher education, especially in light of the conceptual difficulties surrounding the introduction of irrational numbers in Basic Education. Thus, the general objective of this work is to analyze how scholarly knowledge, grounded in Real Analysis, relates to the knowledge to be taught in 9th-grade textbooks, particularly regarding the decimal representation of real numbers. To this end, we adopted a qualitative methodological approach. Initially, we developed the mathematical proof that underpins the decimal representation of real numbers, highlighting the Real Analysis tools involved. Subsequently, we conducted a bibliographic study of 9th-grade textbooks, describing and analyzing them in order to establish connections with the previously developed proofs and to identify phenomena related to Didactic Transposition. We conclude that there are links between the mathematical proofs and textbook content, but the Didactic Trans- position tends to simplify complex concepts, such as irrational numbers. This reinforces the need for Mathematics teachers to understand these relationships in order to carry out conscious transpositions that contribute to the students’ critical mathematical development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabella Carvalho da Costa Silva.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons