Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64335

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSOUZA, Fernanda Ramos de-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:14:06Z-
dc.date.available2025-07-11T12:14:06Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Fernanda Ramos de. Adequação do livro didático: um facilitador para a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64335-
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere no campo de Educação e Linguagem na perspectiva inclusiva e tem como foco a adequação do livro didático como um facilitador da aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em analisar como as intervenções curriculares nas adequações do livro didático de língua portuguesa podem favorecer a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual do 5o ano da rede pública de ensino. Em relação à metodologia, esta pesquisa é de caráter qualitativo, com base em André (2013), Guerra (2014) e Bardin (1997), que fundamentaram a escolha dos instrumentos e das técnicas para o tratamento dos dados coletados. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em quatro fases: observação, análise documental, entrevista semiestruturada e intervenção. Realizamos seis dias de observações e 18 dias de intervenções, totalizando 24 dias. Os participantes da pesquisa foram o estudante com deficiência intelectual – a quem atribuímos o nome fictício de Mateus – e a sua professora – a quem atribuímos o nome fictício de Maria. A pesquisa de campo ocorreu numa escola da rede pública de ensino, localizada na região metropolitana do Recife, em Pernambuco, que atende ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e garante a inclusão dos estudantes com deficiência (IBGE, 2021). No que se refere ao apoio teórico central desta pesquisa, nos fundamentamos em Vygotsky (2011), Freire (2010), Kassar (2019), Sassaki (2014), Almeida (2018), Carvalho (2009) e Zabala (1998), que abrangem desde as características que apresentam a deficiência intelectual até como devemos pensar nas práticas de ensino para a inclusão do estudante. Os resultados das discussões e intervenções nos levam a compreender que os espaços educacionais assegurados pela prática inclusiva, emancipatória e adequada às necessidades do estudante com deficiência intelectual podem garantir o processo de ensino e aprendizagem deste.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAdequaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo emancipatóriopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAdequação do livro didático: um facilitador para a aprendizagem do estudante com deficiência intelectualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2630815699116036pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research is part of the field of Education and Language from an inclusive perspective and focuses on the adaptation of textbooks as a facilitator of learning for students with intellectual disabilities. Therefore, the objective of this study is to analyze how curricular interventions in the adaptation of Portuguese language textbooks can favor the learning of students with intellectual disabilities in the 5th grade of public schools. Regarding the methodology, this research is of a qualitative nature, based on André (2013), Guerra (2014) and Bardin (1997), who supported the choice of instruments and techniques for processing the collected data. The methodological procedures were developed in four phases: observation, document analysis, semi-structured interview and intervention. We carried out six days of observations and 18 days of interventions, totaling 24 days. The participants in the research were the student with intellectual disabilities – to whom we gave the fictitious name of Mateus – and his teacher – to whom we gave the fictitious name of Maria. The field research took place in a public school located in the metropolitan region of Recife, in Pernambuco, which complies with the National Textbook Plan (PNLD) and guarantees the inclusion of students with disabilities (IBGE, 2021). Regarding the central theoretical support for this research, we based ourselves on Vygotsky (2011), Freire (2010), Kassar (2019), Sassaki (2014), Almeida (2018), Carvalho (2009) and Zabala (1998), which cover everything from the characteristics of intellectual disability to how we should think about teaching practices for student inclusion. The results of the discussions and interventions lead us to understand that educational spaces ensured by inclusive, emancipatory practices that are appropriate to the needs of students with intellectual disabilities can guarantee their teaching and learning process.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernanda Ramos de Souza.pdf7,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons