Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64337
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro | - |
dc.contributor.author | BRITO, Raquel Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T12:17:37Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T12:17:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Raquel Gomes de. Sequência didática para promoção da alfabetização científica por meio de estratégias lúdicas e argumentativas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64337 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização científica além do letramento, deve preparar o aluno para compreender, interpretar o mundo e transformá-lo, sendo necessário assegurar o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos. O uso de práticas lúdicas no ensino tornando-o prazeroso e ao propiciar interação e exteriorização de opiniões, e com isso formulação de hipóteses de forma natural, favorece aos envolvidos a oportunidade de reflexão, questionamento e negociação de significados, facilitando o envolvimento ativo do aluno na construção do próprio saber. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em avaliar a potencialidade para o exercício de uma alfabetização científica de uma sequência didática elaborada previamente, analisando o impacto da associação intencional de uma abordagem lúdica ao discurso argumentativo para o ensino crítico reflexivo de ciências para alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que possui como objeto de pesquisa uma Sequência Didática elaborada para uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de 09 anos. Para verificar a ocorrência de um discurso argumentativo diante o conteúdo mobilizado, esta pesquisa utilizará como ferramenta norteadora para análise a tríade argumentativa de Leitão (2011): argumento, contra-argumento e resposta. Para análise da sequência elaborada são considerados a presença de indicadores que apontam para o potencial lúdico e argumentativo da sequência. Assim, a partir da análise das atividades propostas na sequência didática montada, observa-se que os indicadores referentes a potencialidade lúdica e argumentativa se mostram presentes evidenciando um papel significante que corrobora com a alfabetização científica dos alunos. O uso da ludicidade é uma estratégia válida com intuito de promover argumentação por favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico na capacidade de análise e síntese, formando indivíduos capazes de atuar na sociedade de forma persuasiva a partir do saber científico adquirido. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade no ensino | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para promoção da alfabetização científica por meio de estratégias lúdicas e argumentativas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7318560879756453 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6679679566313969 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Scientific literacy,in addition to literacy, must prepare the student to understand, interpret the world and transform it, and ensuring access to the diversity of scientific knowledge produced. The use of playful practices in teaching, making it enjoyable and by providing interaction and expression of opinions, and thus formulating hypotheses in a natural way, provides those involved with the opportunity for reflection, questioning and negotiation of meanings, facilitating the active involvement of the student in the construction of one’s own knowledge. Therefore, the objective of this study is to evaluate the potential for exercising scientific literacy in a previously prepared didactic sequence, analyzing the impact of the intentional association of a playful approach with argumentative discourse for critical reflective science teaching for teaching students. This is a qualitative research that has as its object of study a Didactic Sequence developed for a first-grade class of 9-year-old on elementary school class. To verify the occurrence of an argumentative discourse in the face of the mobilized content, this research will use Leitão's (2011) argumentative triad as a guiding tool for analysis: argument, counter-argument and response. To analyze the elaborated sequence, the presence of indicators that point to the playful and argumentative potential of the sequence are considered. Thus, from the analysis of the activities proposed in the didactic sequence set up, it is observed that the indicators referring to playful and argumentative potential are present, evidencing a significant role that corroborates the students' scientific literacy. The use of playfulness is a valid strategy to promote argumentation by fostering the development of critical thinking in the ability for analysis and synthesis, forming individuals capable of acting in society in a persuasively in society based on the scientific knowledge acquired. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Raquel Gomes de Brito.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons