Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64338

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorGUERRA JUNIOR, Alessandro Augusto-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:22:47Z-
dc.date.available2025-07-11T12:22:47Z-
dc.date.issued2024-04-20-
dc.identifier.citationGUERRA JUNIOR, Alessandro Augusto. O Minecraft como recurso tecnológico para explorar a geografia da natureza no Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64338-
dc.description.abstractOs estudantes de hoje vivem em um mundo digital, onde a tecnologia desempenha um papel central em suas vidas diárias. Por outro lado, no contexto do ensino de Geografia Física ou da Natureza, caracterizado por abordagens tradicionais baseadas em abstrações, memorização e descontextualização, é necessário repensar essas práticas para torná-las mais significativas. Em resposta a esses desafios, diversas pesquisas destacam as contribuições dos jogos digitais na educação, sendo o Minecraft reconhecido como uma ferramenta de aprendizagem promissora. O jogo oferece aos alunos a oportunidade de criar, adaptar e explorar ambientes virtuais que refletem aspectos relevantes do conhecimento geográfico. Sendo assim, esse estudo objetivou identificar os princípios e desafios do uso do Minecraft como recurso tecnológico no ensino de Geografia, descrever a aplicação de uma prática pedagógica que utiliza o Minecraft como ferramenta para a construção de ambientes virtuais imersivos e verificar as contribuições do uso de ambientes virtuais imersivos no ensino de Geografia da Natureza no Ensino Médio, visando aprimorar a compreensão dos conceitos geográficos e promover uma abordagem mais envolvente e significativa para os alunos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, classificada como uma intervenção pedagógica, conduzida em uma instituição de ensino privada de Pernambuco, com a participação de 41 estudantes do 1o ano do Ensino Médio. O estudo foi composto por duas etapas: a Intervenção Pedagógica, que consistiu na aplicação do Minecraft em um episódio didático com o conteúdo "A América em Evolução", o qual os estudantes participaram da construção de ambientes virtuais que representaram conceitos geográficos relevantes, promovendo uma experiência interativa e colaborativa. A segunda etapa foi a Coleta e Análise de Dados, realizada por meio de registros dos ambientes virtuais criados no jogo, observações das interações dos estudantes e um grupo focal com parte dos participantes. Para organizar e analisar os dados, utilizou-se a abordagem de "ciclos de codificação" com o suporte do software ATLAS.ti. Os resultados mostraram que o uso do Minecraft contribui para uma experiência educacional única, permitindo que os estudantes compreendam aspectos geográficos de forma mais significativa. O jogo também facilitou o desenvolvimento de habilidades além da Geografia, como resolução de problemas, pensamento espacial, criatividade e colaboração. A atividade e os ambientes virtuais criados demonstraram o engajamento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conceitos e promovendo uma aprendizagem mais prática e aplicada. Diante do supracitado, essa pesquisa reforça o potencial pedagógico do Minecraft para transformar o ensino de Geografia e outros componentes curriculares, até mesmo em um contexto transdisciplinar, destacando a necessidade de maior integração das tecnologias digitais ao ambiente educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMinecraftpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação Tecnológicapt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO Minecraft como recurso tecnológico para explorar a geografia da natureza no Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6869287660592947pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxToday's students live in a digital world where technology plays a central role in their daily lives. On the other hand, in the context of teaching Physical Geography or Nature Geography, characterized by traditional approaches based on abstractions, memorization, and lack of contextualization, it is necessary to rethink these practices to make them more meaningful. In response to these challenges, several studies highlight the contributions of digital games to education, with Minecraft being recognized as a promising learning tool. The game provides students with opportunities to create, adapt, and explore virtual environments that reflect relevant aspects of geographic knowledge. Thus, this study aimed to identify the principles and challenges of using Minecraft as a technological resource in teaching Geography, describe the application of a pedagogical practice that uses Minecraft to construct immersive virtual environments, and verify the contributions of these environments to teaching Nature Geography in high school, aiming to improve the understanding of geographic concepts and promote a more engaging and meaningful approach for students. The research adopts a qualitative, exploratory, and descriptive approach, classified as a pedagogical intervention, conducted in a private educational institution in Pernambuco, Brazil, with the participation of 41 first-year high school students. The study consisted of two stages: the Pedagogical Intervention, which involved using Minecraft in a didactic episode addressing the topic "The Americas in Evolution," during which students built virtual environments representing relevant geographic concepts, promoting an interactive and collaborative experience. The second stage involved Data Collection and Analysis, performed through records of the virtual environments created in the game, observations of student interactions, and a focus group with some participants. Data organization and analysis were conducted using the "coding cycles" approach supported by the ATLAS.ti software. The results showed that Minecraft contributes to a unique educational experience, allowing students to understand geographic aspects more meaningfully. The game also facilitated the development of skills beyond Geography, such as problem-solving, spatial thinking, creativity, and collaboration. The activity and the virtual environments created demonstrated student engagement, facilitating the understanding of concepts and promoting a more practical and applied learning experience. Therefore, this research reinforces the pedagogical potential of Minecraft to transform the teaching of Geography and other curricular components, even in a transdisciplinary context, highlighting the need for greater integration of digital technologies into the educational environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alessandro Augusto Guerra Junior.PDF3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons