Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64365

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Silvio de Barros-
dc.contributor.authorLEITE FILHO, Paulo Fernando-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:32:49Z-
dc.date.available2025-07-11T14:32:49Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationLEITE FILHO, Paulo Fernando. Escala psicométrica na avaliação cognitiva do aprendizado de máquina. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64365-
dc.description.abstractOs métodos de avaliação cognitiva em humanos são fundamentais na análise de modelos complexos obtidos da Inteligência Artificial (IA). O objetivo desta Tese foi avaliar as dificuldades dos algoritmos de clustering pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), como escala psicométrica na formação de agrupamentos. Foram avaliados pela escala cognitiva baseada no Parâmetro de Dificuldade b dos Modelos de Parâmetros Logísticos (PL) da TRI os agrupamentos formados por 38 algoritmos de clustering em 11 datasets, e avaliados os resultados das métricas de Precisão, Sensibilidade e Especificidade, como referências para os índices externos de Rand, Foulkes- Mallows e Jaccard. Estas avaliações foram realizadas nos acertos e erros na formação dos agrupamentos correspondentes às classes pré-existentes nos datasets, pelos grupos de algoritmos de clustering baseados em métodos clássicos de agrupamento, em k-means e no método Fuzzy. Estes agrupamentos ocorreram proporcionalmente em condições adversas de desbalanceamento de classes, variações da dimensionalidade, interseção dos elementos nas partições pelo método de votação, decisão para situações críticas e significância das métricas. Os resultados para as atribuições corretas nos níveis de dificuldade e correspondentes às métricas calculadas foram: os algoritmos baseados em Fuzzy obtiveram 99,15% no nível fácil e 84,98% no nível difícil da Precisão, 5,99% no nível muito difícil da Especificidade e 4,19% no nível extremamente difícil; os algoritmos baseados em k-means com 5,07% na Sensibilidade, e para os algoritmos baseados em métodos clássicos de agrupamento houve bons resultados em nível extremamente difícil na Sensibilidade. Estes resultados proporcionaram diversas vantagens em relação à qualidade dos modelos baseados em algoritmos de clustering, informando referências e indicadores de qualidade na formação de agrupamentos em ambientes desfavoráveis, e atribuições dos elementos em agrupamentos que impactam nos resultados das métricas. Conclui-se que o emprego da escala psicométrica durante as atribuições dos agrupamentos em situações adversas, amplia a confiabilidade em sistemas de apoio à decisão, com potencial uso por profissionais em áreas críticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectAgrupamentopt_BR
dc.subjectMétricaspt_BR
dc.subjectTeoria da Resposta ao Itempt_BR
dc.titleEscala psicométrica na avaliação cognitiva do aprendizado de máquinapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Rita de Cássia Moura do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1808112390103719pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847692220708299pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxCognitive assessment methods in humans are fundamental in the analysis of complex models obtained from Artificial Intelligence (AI). The objective of this Thesis was to evaluate the difficulties of clustering algorithms using Item Response Theory (IRT), as a psychometric scale in the formation of clusters. Clusters formed by 38 clustering algorithms in 11 datasets were evaluated using the cognitive scale based on the Difficulty Parameter b of the Logistic Parameter Models (LP) of the IRT, and the results of the metrics of Precision, Sensitivity and Specificity were evaluated, as references for the external indices of Rand, Foulkes-Mallows and Jaccard. These evaluations were carried out on the successes and errors in the formation of clusters corresponding to pre-existing classes in the datasets, by groups of clustering algorithms based on classical clustering methods, k-means and the Fuzzy method. These groupings occurred proportionally in adverse conditions of class imbalance, variations in dimensionality, intersection of elements in the partitions by the voting method, decision for critical situations and significance of metrics. The results for correct assignments at difficulty levels and corresponding to the calculated metrics were: the Fuzzy-based algorithms obtained 99.15% at the easy level and 84.98% at the difficult level of Accuracy, 5.99% at the very difficult level of Specificity and 4.19% in the extremely difficult level; the algorithms based on k-means with 5.07% in Sensitivity, and for the algorithms based on classical clustering methods, there were good results in extremely difficult level in Sensitivity. These results provided several advantages in relation to the quality of models based on clustering algorithms, informing references and quality indicators in the formation of clusters in unfavorable environments, and assignments of elements in clusters that impact the results of the metrics. It is concluded that the use of the psychometric scale during the assignment of clusters in adverse situations increases the reliability in decision support systems, with potential use by professionals in critical areas.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9820167319524005pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Paulo Fernando Leite Filho.pdf9,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons