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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64374

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dc.contributor.advisorFREITAS, Maurício Assuero Lima de-
dc.contributor.authorCOSTA, Valéria Perpétua Evaristo da-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:56:34Z-
dc.date.available2025-07-11T14:56:34Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Valéria Perpétua Evaristo da. Mecanismos de financiamento público do Sistema de Justiça do Brasil : o caso do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64374-
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre os mecanismos de financiamento do Poder Judiciário. Para isso analisa a relação custo-eficiência, como também propõe a construção de um novo valor de custos da atividade judicial, tomando como referencial o desembolso do cidadão para aquisição dos serviços judiciais ou extrajudiciais. O presente estudo se apresenta no formato de artigo, composto por duas produções acadêmicas que se complementam atingindo seu propósito. Na primeira é feito um estudo da eficiência da justiça Comum no Brasil, evidenciando que custos e eficiência guardam relação, de modo que uma alocação de recursos assertiva, tende a diminuição de custos, como proporciona mais eficiência na prestação jurisdicional. O estudo também evidencia um comparativo da justiça brasileira com outros países. Na segunda, o escopo do estudo é analisar o custo real para a efetiva prestação dos serviços ofertados pelo Poder Judiciário no Estado de Pernambuco, discutindo o custo da atividade extrajudicial, praticada pelos cartórios, na política de financiamento do poder judiciário. Os dados utilizados são secundários, extraídos de fontes diversas tanto nacionais quanto internacionais. Admite-se como hipótese, respectivamente por frentes de produções acadêmicas: Que custo com o sistema judiciário brasileiro é relativamente maior e menos eficiente do que países com sistemas similares e que tais custos podem estar subavaliados por não considerar os custos ocultos decorrentes de atos extrajudiciais. O estudo apoia-se na teoria da Escolha Pública, nesse sentido, é explanado como a discricionariedade dos gestores impacta no financiamento desse Poder. Os resultados obtidos mostraram que uma política de financiamento própria, arrojada, com altas alíquotas e maior arrecadação, não garante necessariamente mais eficiência, mas sim a qualidade do gasto dos recursos a disposição. Em contrapartida, uma política de sanção a litígios predadores, com prática de alíquotas mais altas, pode repercutir em melhor eficiência. Os melhores níveis de eficiência, concentram-se em Tribunais de maior porte, mostrando que níveis maiores de trabalho não diminuem a eficiência. Quanto à internacionalização da pesquisa, constatou-se que na Europa há países que conseguem concluir um processo com apenas 5% do tempo de tramitação praticado no Brasil, como também há países que possibilitam um dispêndio financeiro por cidadão 89% menor do que no Brasil. Quanto à análise dos custos, o serviço extrajudicial apresenta-se como o principal vetor de custos ocultos para atingimento do objetivo da Justiça Brasileira, verificou-se que houve inúmeros projetos legislativos para reforma do modelo extrajudicial, porém não foram exitosos com alegação de trazer riscos financeiros/orçamentários, enquanto o desembolso com a magistratura judiciária é crescente, extrapolando assim forte associação a teoria da Escolha Pública. Analisado o período entre 2015 a 2022, há uma discrepância em 13% entre os custos reais e divulgados, os testes apontam que a reformulação da atividade extrajudicial, é a melhor alternativa para a sociedade, visto que adicionado ao orçamento da Justiça, seriam necessários menos esforços financeiros advindo da sociedade para o financiamento e promoção do alcance dos objetivos do Poder Judiciário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectCustos - Gerenciamentopt_BR
dc.subjectTransparência na administração públicapt_BR
dc.subjectAtividade extrajudicialpt_BR
dc.titleMecanismos de financiamento público do Sistema de Justiça do Brasil : o caso do Tribunal de Justiça de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1127611024847088pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6395847929002275pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThis study deals with the financing mechanisms of the Judiciary. To this end, it analyzes the cost- efficiency relationship, as well as proposing the construction of a new cost value for judicial activity, taking as a reference the citizen's disbursement for the acquisition of judicial or extrajudicial services. The present study is presented in the format of an article, composed of two academic productions that complement each other, achieving its purpose. In the first, a study is made of the efficiency of Common Justice in Brazil, showing that costs and efficiency are related, so that an assertive allocation of resources tends to reduce costs, as it provides more efficiency in judicial provision, the study also highlights a comparison of Brazilian justice with other countries. In the second, the scope of the study is to analyze the real cost for the effective provision of services offered by the Judiciary in the State of Pernambuco, discussing the cost of extrajudicial activity, carried out by notary offices, in the financing policy of the judiciary. The data used is secondary, extracted from various national and international sources. It is accepted as a hypothesis, respectively by academic production fronts: That the cost of the Brazilian judicial system is relatively higher and less efficient than countries with similar systems and that such costs may be undervalued by not considering the hidden costs arising from extrajudicial acts. The study is based on the theory of Public Choice, in this sense, it is explained how the discretion of managers impacts the financing of this Power. The results obtained showed that a bold, proprietary financing policy, with high rates and greater revenue, does not necessarily guarantee greater efficiency, but rather the quality of expenditure of available resources. On the other hand, a policy of sanctioning predatory litigation, with the practice of higher rates, can result in better efficiency. The best levels of efficiency are concentrated in larger Courts, showing that higher levels of work do not reduce efficiency. Regarding the internationalization of research, it was found that in Europe there are countries that can complete a process in just 5% of the processing time practiced in Brazil, as well as countries that allow 89% less financial expenditure per citizen. Regarding the analysis of costs, the extrajudicial service presents itself as the main vector of hidden costs for achieving the objective of Brazilian Justice. It was found that there were numerous legislative projects to reform the extrajudicial model, but they were not successful with allegations of bringing risks. financial/budgetary issues, while disbursement to the judiciary is increasing, thus extrapolating a strong association with the theory of Public Choice. Analyzing the period between 2015 and 2022, there is a 13% discrepancy between the real and published costs, the tests indicate that the reformulation of extrajudicial activity is the best alternative for society, since added to the Justice budget, less would be needed financial efforts coming from society to finance and promote the achievement of the objectives of the Judiciary.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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