Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64401

Compartilhe esta página

Título: Atividade antibacteriana do geraniol em bactérias prevalentes e resistentes da microbiota oral de pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da UFPE
Autor(es): SILVA, Beatriz Reis Alvaro da
Palavras-chave: Microbiologia; Odontologia; Compostos fitoquímicos; Farmacorresistência Bacteriana
Data do documento: 31-Mar-2025
Citação: SILVA, Beatriz Reis de. Atividade antibacteriana do geraniol em bactérias prevalentes e resistentes da microbiota oral de pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Doenças disbióticas da microbiota oral, como cáries, infecções endodônticas e periodontite, representam um desafio clínico devido à resistência bacteriana e à formação de biofilmes. Neste contexto, metabólitos secundários vegetais, como o Geraniol, surgem como alternativas promissoras por sua baixa toxicidade e múltiplos mecanismos de ação. O estudo teve como objetivo avaliar a atividade antibacteriana e antibiofilme do geraniol frente a bactérias resistentes e prevalentes da microbiota oral de pacientes da clínica odontológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Amostras foram coletadas de pacientes com doenças orais, e os microrganismos foram identificados pela técnica Matrix-Assisted Laser Desorption/Ionization Time-of-Flight Mass Spectrometry (MALDI-TOF MS) e submetidos ao teste de resistência pelo sistema VITEK®. Foram selecionados isolados Multidroga Resistentes (MDR) e cepas de referência para avaliação da Concentração Mínima Inibitória (CMI), Concentração Mínima Bactericida (CMB) e atividade antibiofilme do geraniol. Foram identificados 74 isolados, incluindo Klebsiella pneumoniae, Enterobacter cloacae, Pseudomonas aeruginosa e Pseudomonas stutzeri, com 60% classificados como MDR. O geraniol demonstrou efeito inibitório significativo em Streptococcus mutans (ATCC 700610) e Enterococcus faecalis (ATCC 29212), com CMI de 0,032 mg/mL. Além disso, o geraniol inibiu a formação de biofilme em seis isolados de S. mutans e E. faecalis. Esses resultados destacam o potencial do geraniol como alternativa terapêutica para infecções orais resistentes, especialmente em casos de disbioses associadas a biofilmes. Estudos futuros devem explorar sua aplicação clínica e combinação com outros agentes para superar a resistência bacteriana e melhorar os resultados no tratamento de doenças orais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64401
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BEATRIZ REIS ALVARO DA SILVA.pdf
  Item embargado até 2026-07-15
1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons