Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64422

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octavio d'Azevedo-
dc.contributor.authorSAGATIO, Raphael Guaraná-
dc.date.accessioned2025-07-15T20:06:47Z-
dc.date.available2025-07-15T20:06:47Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.identifier.citationSAGATIO, Raphael Guaraná. Motion graphics e a narrativa nas aberturas fílmicas: história, técnica, estética e linguagem. 2025. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64422-
dc.description.abstractA tese investiga os motion graphics como linguagem visual autônoma, com ênfase nas aberturas cinematográficas enquanto dispositivos expressivos de síntese narrativa. Desde as inovações de Saul Bass nos anos 1950 — que transformaram créditos em narrativas simbólicas — até a expansão digital contemporânea, o estudo analisa como elementos como cor, movimento, tipografia e som constroem atmosferas e significados que vão além da função decorativa. Mais do que técnica, o motion graphics é tratado aqui como linguagem híbrida e dinâmica, capaz de traduzir emoções e conceitos em micro-narrativas visuais. A pesquisa integra cinema, design e teoria crítica para propor um sistema de classificação das aberturas com base em critérios técnicos (integração sonora, camadas visuais) e narrativos (ritmo, simbologia, estrutura). Argumenta-se que, apesar dos avanços tecnológicos e da ampliação do uso dos motion graphics em publicidade, redes sociais, educação e interfaces, há uma lacuna acadêmica na abordagem conceitual sobre o tema. O trabalho afirma a legitimidade dos motion graphics como linguagem significativa no contexto midiático contemporâneo. Ao destacar a potência narrativa das aberturas de filmes, o estudo contribui para a valorização dos motion graphics como agente semiótico e elemento estruturante na articulação entre arte, tecnologia e comunicação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMotion graphicspt_BR
dc.subjectAberturas cinematográficaspt_BR
dc.subjectLinguagem visualpt_BR
dc.subjectDesign audiovisualpt_BR
dc.titleMotion graphics e a narrativa nas aberturas fílmicas: história, técnica, estética e linguagempt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2660246031148384pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis investigates motion graphics as an autonomous visual language, with a focus on film title sequences as expressive devices of narrative synthesis. From Saul Bass’s pioneering innovations in the 1950s — which transformed film credits into symbolic storytelling — to their digital expansion in contemporary media, the study analyzes how elements such as color, movement, typography, and sound build atmospheres and convey meanings that go beyond decorative function. More than a set of techniques, motion graphics are approached here as a hybrid and dynamic language capable of translating emotions and concepts into visual micro narratives. The research integrates cinema, design, and critical theory to propose a classification system for title sequences based on technical criteria (sound integration, visual layering) and narrative aspects (rhythm, symbolism, structure). It argues that despite technological advancements and the growing use of motion graphics in advertising, social media, education, and user interfaces, there is still a conceptual gap in academic approaches to the subject. The study affirms the legitimacy of motion graphics as a meaningful language within the contemporary media landscape. By highlighting the narrative potential of film openings, it contributes to the recognition of motion graphics as semiotic agents and structuring elements in the articulation between art, technology, and communication.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Raphael Guaraná Sagatio.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons