Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64437

Compartilhe esta página

Título: Encontros com a leitura : os diversos usos na Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte
Autor(es): SILVA, Gleyci Mary de Souza
Palavras-chave: Biblioteca em zona rural; Práticas de leitura; Formação de leitor
Data do documento: 8-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Gleyci Mary de Souza. Encontros com a leitura: os diversos usos na Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo compreender os usos e as práticas de leitura realizadas na Biblioteca do Centro de Conhecimento Usina de Arte e a sua relação com a comunidade. A pesquisa trata de um estudo de caso desenvolvido em uma biblioteca localizada na zona rural do município de Água Preta, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Nosso referencial teórico-metodológico, para o entendimento das práticas de leitura, as mediações de leitura e a relação estabelecida entre a biblioteca, a comunidade e as escolas locais estiveram pautadas nos trabalhos de Petit (2006; 2009; 2019), Leal e Melo (2006), Fernandez (2016), Fernadez (2018), Freire (1996; 2005), Colomer (2007), Cavallo e Chartier (1998), Abramovich (1993), Machado (2008; 2009), Rosa (2018; 2021) e Perrotti (1999; 2014; 2016), entre outros. A investigação teve uma abordagem qualitativa e adotamos como instrumento principal para a produção dos dados a observação participante dos usos da biblioteca e das mediações de leitura nela desenvolvida. Realizamos também, registro dos acontecimentos em diário de campo e entrevistas com a funcionária da biblioteca e alguns usuários assíduos do espaço. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2009). Os resultados revelaram que a Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte é um espaço vivo, um elemento de transformação de paisagem, permeado por diversos usos que favorecem a formação de leitores. Ao longo do tempo, o espaço passou a acolher uma diversidade de práticas que vão desde ações educativas até experiências artísticas e tecnológicas, evidenciando sua vocação multidimensional e seu compromisso com a formação integral dos sujeitos. Entre os múltiplos usos identificados, destacam-se as oficinas; os eventos literários; atividades como o Startup Day; cursos diversos, serviços de impressão, empréstimo de livros, lançamentos de obras literárias, uso de maquinários, encontros com artistas e acesso à internet, o que amplia ainda mais as possibilidades de apropriação do espaço pelos usuários. O público que frequenta a Biblioteca é igualmente diverso. O espaço é utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos e reúne tanto moradores da comunidade local quanto visitantes de comunidades próximas, cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. A Biblioteca e Centro de Conhecimento Usina de Arte, portanto, consolida-se como um território de encontros, aprendizagens e transformações, refletindo a complexidade e a riqueza da vida em comunidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64437
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GleyciMaryDeSouzaSilva_DISSERT.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons