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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64449

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO NETO, Antônio Acácio de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Hérculys Guimarães-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:07:21Z-
dc.date.available2025-07-17T14:07:21Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationCARVALHO, Hérculys Guimarães. Avaliação das propriedades mecânicas de um concreto permeável com a colocação de lodo de estação de tratamento de água. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64449-
dc.description.abstractO aumento das superfícies impermeáveis nas cidades compromete a infiltração da água no solo, agravando problemas como inundações e ilhas de calor. Além disso, o descarte inadequado do lodo de estação de tratamento de água representa um desafio ambiental significativo, devido ao seu alto volume e potencial poluente. Neste contexto, este estudo investiga a viabilidade da produção de concretos permeáveis com substituição parcial do cimento Portland pelo lodo de estação de tratamento de água, visando reduzir impactos ambientais e melhorar a gestão hídrica urbana. O objetivo do trabalho inclui a análise de teores ideais de substituição, a adaptação de um método de avaliação da permeabilidade, assim como, para o adensamento do concreto permeável e a verificação do desempenho mecânico e hidráulico do concreto permeável. A pesquisa foi conduzida de forma experimental, com ensaios laboratoriais para a caracterização do lodo e a avaliação das propriedades mecânicas e de permeabilidade de concretos permeáveis. Foram realizados testes de resistência à compressão, permeabilidade, absorção, índice de vazios e massa específica para análise de desempenho dos corpos de prova. Os resultados indicaram que a adição de 10% de lodo in natura proporcionou maior resistência mecânica em comparação ao concreto de referência. Já a substituição de 5% de lodos calcinados proporcionou um aumento de resistência à medida que aumenta a temperatura de calcinação. A permeabilidade cresceu à medida que se aumentou a porcentagem de substituição para amostras com lodo calcinado. Para aplicações estruturais, a adição de 5% de lodo calcinado à 700°C ou 800°C mostrou se a mais eficiente, pois resultou em concretos com elevada resistência à compressão. Já para aplicações drenantes ou de infiltração de água, os concretos com 15% de lodo calcinado a 700°C e 800°C são mais indicados, pois atendem ao critério mínimo de permeabilidade exigido pela norma brasileira de pavimentos permeáveis, apesar da menor resistência mecânica. Concluiu-se que a substituição parcial do cimento pelo lodo de estação de tratamento de água é tecnicamente viável, sempre observando o equilíbrio entre resistência e permeabilidade a partir das aplicações de interesse.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConcreto permeávelpt_BR
dc.subjectCinzas de lodo de tratamento de águapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAvaliação das propriedades mecânicas de um concreto permeável com a colocação de lodo de estação de tratamento de águapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1939544167909023pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4716724024622223pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe increase in impermeable surfaces in cities compromises water infiltration into the soil, worsening problems such as floods and heat islands. Furthermore, the improper disposal of water treatment plant sludge represents a significant environmental challenge due to its high volume and polluting potential. In this context, this study investigates the feasibility of producing permeable concrete with the partial replacement of Portland cement by water treatment plant sludge, aiming to reduce environmental impacts and improve urban water management. The objective of this work includes the analysis of ideal replacement percentages, the adaptation of a permeability evaluation method, as well as for the compaction of permeable concrete and the verification of the mechanical and hydraulic performance of permeable concrete. The research was conducted experimentally, with laboratory tests for the characterization of the sludge and the evaluation of the mechanical and permeability properties of permeable concrete. Compression resistance, permeability, absorption, void index, and specific mass tests were carried out for performance analysis of the test specimens. The results indicated that the addition of 10% of in natura sludge provided higher mechanical resistance compared to the reference concrete. On the other hand, the replacement of 5% of calcined sludge resulted in an increase in resistance as the calcination temperature increased. Permeability increased as the replacement percentage was increased for samples with calcined sludge. For structural applications, the addition of 5% of calcined sludge at 700°C or 800°C proved to be the most efficient, as it resulted in concrete with high compressive strength. For drainage or water infiltration applications, concretes with 15% of calcined sludge at 700°C and 800°C are more suitable, as they meet the minimum permeability criterion required by the Brazilian standard for permeable pavements, despite the lower mechanical resistance. It was concluded that the partial replacement of cement by water treatment plant sludge is technically viable, always observing the balance between resistance and permeability based on the intended applications.pt_BR
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