Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64529
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcus Vinicius Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:35:55Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T12:35:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcus Vinicius Ferreira da. Alfabetização em tempos pós-pandêmicos: o atendimento à heterogeneidade de níveis de conhecimentos sobre a escrita em turmas do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Recife/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64529 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou analisar as práticas docentes após a pandemia da COVID- 19 no tocante à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita, desenvolvidas por dois professores em turmas do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Recife/PE, sendo um de cada turma. Para isso, foram consideradas as contribuições teóricas de diferentes autores sobre a temática da alfabetização e a heterogeneidade de níveis de conhecimentos (Ferreiro e Teberosky, 1999; Frade, 2005; Leal e Silva, 2023; Pessoa, Berford e Conceição, 2023; Soares, 2016; etc.). Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso com dois professores que atuam em escolas públicas distintas localizadas em Recife/PE, sendo uma professora do 3° ano e um professor do 4° ano do Ensino Fundamental. Quanto aos procedimentos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes, diagnose de escrita e leitura de palavras e 10 observações das práticas docentes em cada turma. Os dados foram analisados e categorizados a partir de estudos anteriores (Leal, Costa e Silva, 2023; Leal, Santana e Santos, 2023; Pessoa, Berford e Conceição, 2023; Pessoa, Castro e Nascimento, 2023; etc.), que sistematizam as discussões sobre as heterogeneidades, recursos didáticos e estratégias didáticas que podem ser mobilizadas no atendimento à heterogeneidade de níveis de conhecimentos. Os dados evidenciaram que, no início do ano letivo, as turmas apresentaram um perfil alarmante em relação a um maior quantitativo de estudantes em hipóteses mais iniciais de escritas, o que representa, possivelmente, um dos reflexos da pandemia da COVID-19 na educação nacional (Bof, Basso e Dos Santos, 2022). Em relação às práticas docentes, os dados revelaram que, no momento em que os docentes possuem clareza acerca de seus objetivos didáticos e alinham-nos aos diferentes níveis de conhecimentos existentes em sua turma, tornam-se mais capazes de mobilizar diferentes estratégias didáticas que potencializam a aprendizagem em suas turmas, garantindo o avanço individual e coletivo. É necessário que a prática pedagógica esteja fundamentada em estratégias que promovam a equidade, buscando assegurar que todos os estudantes, independentemente de seu nível de conhecimento, possam avançar em seu desenvolvimento. A partir do respeito às especificidades individuais e da valorização das potencialidades de cada aluno, é possível que os docentes criem condições favoráveis para o desenvolvimento de competências relacionadas ao conhecimento sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Em suma, neste trabalho concluímos que o processo avaliativo deve considerar o percurso de cada estudante em sua integralidade, reconhecendo que o ritmo de consolidação ao longo do processo de ensino e aprendizagem não é uniforme para todas os estudantes: compreender as especificidades de cada um é essencial para planejar um ensino mais direcionado às necessidades das turmas e de cada aluno, respeitando suas heterogeneidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Heterogeneidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | SEA | pt_BR |
dc.title | Alfabetização em tempos pós-pandêmicos : o atendimento à heterogeneidade de níveis de conhecimentos sobre a escrita em turmas do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Recife/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2870687572498296 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze teaching practices after the COVID-19 pandemic concerning the heterogeneity of knowledge about writing, developed by two teachers in 3rd and 4th-grade classes of public elementary schools in Recife/PE, with one teacher per class. To this end, theoretical contributions from different authors on literacy and the heterogeneity of knowledge levels were considered (Ferreiro e Teberosky, 1999; Frade, 2005; Leal e Silva, 2023; Pessoa, Berford e Conceição, 2023; Soares, 2016; etc.). Methodologically, we adopted a qualitative approach, conducting a case study with two teachers working in different public schools in Recife/PE – one teaching the 3rd grade and the other the 4th grade. As for the procedures, semi-structured interviews were conducted with the teachers, along with a diagnosis of writing and word reading skills and ten observations of teaching practices in each class. The data were analyzed and categorized based on previous studies (Leal, Costa, and Silva, 2023; Leal, Santana, and Santos, 2023; Pessoa, Berford, and Conceição, 2023; Pessoa, Castro, and Nascimento, 2023; etc.), which systematize discussions on heterogeneity, teaching resources, and instructional strategies that can be mobilized to address the diversity of knowledge levels. The findings revealed that, at the beginning of the school year, the classes exhibited an alarming profile, with a higher number of students at the initial stages of writing development. This possibly represents one of the consequences of the COVID-19 pandemic on national education (Bof, Basso, and Dos Santos, 2022). Regarding teaching practices, the data showed that when teachers have a clear understanding of their instructional objectives and align them with the different knowledge levels present in their class, they become more capable of employing diverse instructional strategies that enhance learning, ensuring both individual and collective progress. It is essential that pedagogical practices are based on strategies that promote equity, ensuring that all students, regardless of their knowledge level, can advance in their development. By respecting individual specificities and valuing each student's potential, teachers can create favorable conditions for the development of competencies related to knowledge of the Sistema de Escrita Alfabética (SEA). In conclusion, this study highlights that the assessment process should consider each student’s learning 10ourney in its entirety, recognizing that the pace of consolidation throughout the teaching and learning process is not uniform for all students. Understanding each student’s specificities is essential for planning instruction that is more tailored to the needs of both the class and individual students while respecting their heterogeneity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcus Vinicius Ferreira da Silva.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons