Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64550

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:02:50Z-
dc.date.available2025-07-21T15:02:50Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo. Fidelidade infiel na tradução curricular de professores da educação básica: a traição do espólio e a ambivalência do phármakon. 2025. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64550-
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere no campo do currículo e tem como foco de estudo os movimentos discursivos de produção curricular que se dão nas experiências dos professores da educação básica em diferentes contextos, aqui representados por Brasil e Portugal. Neste sentido, problematizamos como discursos hegemônicos que buscam fixar sentidos de igualdade e qualidade na educação, muitas vezes disfarçada por proposições aparentemente democráticas, ocultam interesses políticos e econômicos, reforçam a homogeneização dos sujeitos sociais e o apagamento das diferenças. Nesse contexto, políticas curriculares massificadoras se apresentam como elementos que promoveriam justiça social e garantia do direito à educação são apresentadas de forma massiva e inequívoca. Apesar disso e a partir da compreensão do currículo como uma experiência discursiva que envolve indecidíveis como tradução, desconstrução e indecidibilidade, defendemos a tese de que esses indecidíveis tais como expressos em Derrida permeiam movimento discursivo na produção curricular dos professores e que esta produção é hiperpolitizada, acontecendo nos rastros, rastros esses que não se configuram como elementos instituídos na estrutura, mas numa presença ausente, nunca completa ou plena, que se dá na desconstrução do discurso. Assim, entendemos que há nas experiências dos professores, processos de leitura e decisão acerca do texto curricular que envolvem movimentos de tradução que podem desafiar a normatividade estabelecida, o que denota que essas experiências se dão não apenas na ideia de acúmulo temporal ou como algo que possa ser performado, mas como um acontecimento que provoca afetos e afetamentos. Nos questionamos como esses movimentos tradutórios nas práticas docentes provocam fissuras na normatividade curricular vigente, nisto buscamos problematizar como esses processos tradutórios se dão numa leitura desconstrucionista. Para tanto, perseguimos os rastros dessa tradução a partir do movimento que envolve os discursos dos professores e as relações que se estabelecem com as políticas instituídas e com discursos acadêmicos que circulam na atualidade. Neste processo nos deparamos com os efeitos da hiperpolitização na produção discursiva dos professores e intentamos compreender como essa movimento apresenta uma fidelidade infiel às prescrições e uma produção sempre suplementar de sentidos que apontam para ambivalência do phármakon que opera num dizer não dicotomizado. Nesse movimento apostamos na leitura desconstrucionista em Derrida trazendo-o como aporte teórico-metodológico para nos auxiliar na busca das compreensões aqui perseguidas. Este caminhar nos apontou para o reconhecimento da complexidade, da indeterminação e da hiperpolitização do campo curricular, onde se percebe, mesmo que sem uma captura plena, os rastros de significações sempre suplementares, um jogo onde a différance opera nos processos tradutórios vivenciados pelos professores. Esses processos tradutórios, por sua vez, são marcados pela fidelidade infiel às heranças que esses professores carregam, demonstrando assim, que o texto curricular é traduzido na ambivalência do phármakon, não sendo “isto ou aquilo”, existindo apesar e com a prescrição, decidindo mesmo que de forma imperceptível e com isto sendo também produtores de currículo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProfessores - Experiênciaspt_BR
dc.subjectDesconstruçãopt_BR
dc.subjectTradução-
dc.titleFidelidade infiel na tradução curricular de professores da educação básica: a traição do espólio e a ambivalência do phármakonpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2784308713454196pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research is part of the field of curriculum and focuses on the discursive movements of curriculum production that take place in the experiences of basic education teachers in different contexts, represented here by Brazil and Portugal. In this sense, we problematize how hegemonic discourses that seek to establish meanings of equality and quality in education, often disguised by apparently democratic propositions, conceal political and economic interests, reinforce the homogenization of social subjects and the erasure of differences. In this context, massifying curricular policies are presented as elements that would promote social justice and guarantee the right to education. Despite this, and based on an understanding of the curriculum as a discursive experience that involves undecidables such as translation, deconstruction and undecidability, we defend the thesis that these undecidables as expressed by Derrida permeate discursive movement in teachers' curricular production and that this production is hyper-politicized, taking place in the traces, traces that are not configured as elements instituted in the structure, but in an absent presence, never complete or full, which occurs in the deconstruction of discourse. Thus, we understand that in the teachers' experiences, there are processes of reading and deciding about the curriculum text that involve movements of translation that can challenge the established normativity, which indicates that these experiences do not occur only in the idea of temporal accumulation or as something that can be performed, but as an event that provokes affections and affections. We wondered how these translatory movements in teaching practices cause cracks in the current curricular normativity, in which we sought to problematize how these translatory processes take place in a deconstructionist reading. To this end, we pursued the traces of this translation from the movement that involves teachers' discourses and the relationships that are established with established policies and academic discourses that circulate today. In this process, we come across the effects of hyper-politicization in the discursive production of teachers and we try to understand how this movement presents an unfaithfulness to the prescriptions and an always supplementary production of meanings that point to the ambivalence of the phármakon that operates in a non-dichotomized saying. In this movement, we bet on Derrida's deconstructionist reading, bringing him in as a theoretical-methodological contribution to help us in the search for the understandings pursued here. This journey has led us to recognize the complexity, indeterminacy and hyper-politicization of the curriculum field, where we can see, even without fully capturing it, the traces of meanings that are always supplementary, a game where différance operates in the translation processes experienced by teachers. These translation processes, in turn, are marked by an unfaithful fidelity to the legacies that these teachers carry, thus demonstrating that the curriculum text is translated in the ambivalence of the phármakon, not being “this or that”, existing in spite of and with the prescription, deciding even if imperceptibly and thus also being curriculum producers.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Priscila de Lima Araujo Azevedo.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons