Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64551
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOPES, Andiara Valentina de Freitas e | - |
dc.contributor.author | CHAGAS, Vanessa Maria | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T15:04:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T15:04:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Vanessa Maria. Formação continuada e o uso das tecnologias no contexto pandêmico : estudo de caso na Escola de Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64551 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo esta inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. O processo de formação continuada de professores foi bastante impulsionado pelos avanços tecnológicos no período pandêmico da Covid-19. Assim, esta pesquisa aborda a temática do uso das tecnologias no contexto educacional durante a pandemia da COVID-19, especificamente,em formações continuadas online no município do Recife no Estado de Pernambuco. O objetivo geral deste trabalho buscará analisar como se deu o processo de formação continuada desenvolvida pelos professores formadores, a partir do uso das tecnologias na mudança do ambiente formativo presencial para o online, oferecida pela Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, durante o período pandêmico da Covid-19. E como obejetivos específicos: (1) Identificar e sintetizar os principais temas abordados na dissertação durante o período de 2020 até 2022; (2) apresentar as principais ações implementadas pela Rede Municipal do Recife para proposição da formação continuada durante a pandemia; (3) identificar e apresentar as principais tecnologias e os critérios estabelecidos pelos professores formadores para a utilização das mesmas, com vistas a implementação da formação continuada durante a pandemia; (4) descrever as principais estratégias implementadas pelos professores formadores, suas implicações e suas possibilidades com o uso das tecnologias, durante o processo de mudança do ambiente presencial para o online.O metodo de pesquisa constituiu- se de uma investigação com abordagem de qualitativa, onde se opta pelo método de estudo de caso. Utiliza-se como instrumentos a análise documental, questionários e entrevistas não estruturadas registradas em diários de pesquisa. Os sujeitos participantes formam um grupo de professores formadores, gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino do Recife, atuantes na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER). A análise orientará o processo de interpretação de dados através de categorias teóricas elaboradas a partir da Revisão Sistemática de Literatura. Mediante a análise, será possível contemplar o surgimento das respostas dos objetivos desta pesquisa. Os resultados mostram que o processo de formação continuada de professores durante a pandemia da Covid-19 com o uso das tecnologias como um modelo inovador, prevalencendo o formato online, a colaborar para que os professores formadores aumentassem o uso das tecnologias e adotassem estratégias de aprender, eleger critérios de uso, e a ressignificar sua prática pedagógica em relação às tecnologias, e a também como utilizá-las conforme as necessidades formativas em ambientes diferenciados, além de destacar as possibilidades dos processos formativos serem flexíveis e passíveis de mudanças, conforme as necessidades emergentes da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Professor formador | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Formação continuada e o uso das tecnologias no contexto pandêmico : estudo de caso na Escola de Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9611958917945132 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4432621010560686 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study is part of the Postgraduate Program in Mathematical and Technological Education - Edumatec, at the Federal University of Pernambuco - UFPE. The process of continuous teacher education has been greatly boosted by technological advances during the Covid-19 pandemic period. Thus, this research addresses the theme of the use of technologies in the educational context during the COVID-19 pandemic, specifically in online continuing education in the city of Recife in the state of Pernambuco. The general objective of this work is to analyze how the process of continuous education took place, based on the use of technologies by the teacher trainers of the Professor Paulo Freire School of Teacher Training, during the pandemic period. And as specific objectives: (1) to understand and synthesize the main themes addressed in the dissertation during the period from 2020 to 2022; (2) to present the main actions implemented by the Municipal Network of Recife for the proposition of continuous education during the pandemic; (3) to identify and present the main technologies and criteria established by the teacher trainers for their use, aiming at the implementation of continuous education during the pandemic; (4) to describe the main strategies implemented by the teacher trainers, their implications, and possibilities with the use of technologies, during the process of shifting from face- to-face to online environment. The research method consisted of an investigation with a qualitative approach, opting for the case study method. Documentary analysis, questionnaires, and unstructured interviews recorded in research diaries are used as instruments. The participants are composed of a group of teacher trainers, managers, and coordinators of the Municipal Education Network of Recife, working at the Professor Paulo Freire School of Educators Training (EFER). The analysis will guide the process of data interpretation through theoretical categories developed from the Systematic Literature Review. Through the analysis, it will be possible to contemplate the emergence of responses to the objectives of this research. The results show that the process of continuous teacher education during the Covid-19 pandemic with the use of technologies as an innovative model, favoring the online format, contributed to teacher trainers increasing the use of technologies and adopting strategies to learn, establish criteria for use, and reframe their pedagogical practice regarding technologies, and also how to use them according to formative needs in different environments, besides highlighting the possibilities of training processes being flexible and subject to changes, according to emerging educational needs. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vanessa Maria Chagas.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons