Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64557

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorMOURA, Allison de Queiroz-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:13:00Z-
dc.date.available2025-07-21T15:13:00Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.identifier.citationMOURA, Allison de Queiroz. O Uso da aprendizagem baseada em problemas para a análise do desenvolvimento do pensamento crítico na apresentação da temática de química forense. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64557-
dc.description.abstractAs dificuldades encontradas no ensino de ciências têm sido marcadas pelo desinteresse dos estudantes, o que pode estar relacionado com as dificuldades para o entendimento dos modelos científicos, que fundamentam esta ciência, ou pela falta do olhar crítico destes. Sendo assim, a utilização da Aprendizagem baseada em problema pautada na investigação, apresenta-se como um método alternativo ao ensino de ciências passível de favorecer o desenvolvimento da criticidade, pois favorece a problematização dos conceitos, fazendo com que os estudantes interajam com o objeto de estudo. O método possibilita interações que proporcionam a aprendizagem colaborativa, onde os grupos de estudantes envolvidos aprendem juntos através da troca de conhecimento, com o intuito de desenvolver a aprendizagem. O presente trabalho objetivou analisar como a aprendizagem baseada em problemas pautada na Química forense pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da imersão discente promovida pela resolução de um crime fictício. A pesquisa é exploratória, pois essa é uma estratégia utilizada em pesquisas que buscam examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto, onde os dados foram coletados, através dos diários de bordo e das propostas de elucidação criminal. A análise da proposta de elucidação criminal produzida pelos alunos permitiu perceber como o pensamento crítico contribuiu para construção do raciocínio lógico em uma atividade de caráter investigativo. Com isso, os diários de bordo permitiram compreender as contribuições da aprendizagem colaborativa a partir da abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, com relação às contribuições da atividade para a compreensão dos conceitos, essa atividade permitiu aos estudantes refletir sobre a importância do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas pautada na Investigação e no seu processo de aprendizagem. Portanto, essa atividade auxiliou os estudantes na tomada de decisão, análise e entendimento dos fenômenos e suas implicações, a partir da imersão na cena do crime. Foi possível perceber o uso do raciocínio lógico através da análise minuciosa das evidências e a construção de uma linha de raciocínio coerente, enquanto a argumentação proporcionou um debate estruturado e a validação das hipóteses. A aprendizagem colaborativa desempenhou um papel crucial ao integrar as diferentes perspectivas e conhecimentos, enriquecendo a solução proposta. A combinação desses elementos possibilitou uma abordagem eficaz para compreender e resolver o crime fictício, evidenciando a importância da integração entre lógica, debate e cooperação no processo investigativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectImersão discentept_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.titleO Uso da aprendizagem baseada em problemas para a análise do desenvolvimento do pensamento crítico na apresentação da temática de química forensept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667721860081828pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe difficulties encountered in the teaching of science have been marked by the lack of interest of students, which may be related to the difficulties in understanding the scientific models that underlie this science, or by the lack of a critical look on them. Thus, the use of problem-based learning based on investigation presents itself as an alternative method to science teaching that can favor the development of criticality, as it favors the problematization of concepts, making students interact with the object of study. The method enables interactions that provide collaborative learning, where the groups of students involved learn together through the exchange of knowledge, in order to develop learning. The present work aimed to analyze how problem-based learning based on forensic chemistry can contribute to the development of critical thinking from the student immersion promoted by the resolution of a fictitious crime. The research was an exploratory case study, as this is a strategy used in research that seeks to examine a contemporary phenomenon within its context in which the data will be collected, through logbooks and criminal elucidation proposals. The analysis of the proposal of criminal elucidation produced by the students allowed us to perceive how critical thinking contributed to the construction of logical reasoning in an investigative activity. With this, the logbooks allowed us to understand the contributions of collaborative learning from the PBL approach. Finally, regarding the contributions of the activity to the understanding of the concepts, this activity allowed students to reflect on the importance of using PBL based on Investigation and student learning. Therefore, this activity helped students in decision-making, analysis and understanding of the phenomena and their implications, based on the concept of immersion in the crime scene. The research resulted in the creation of an elucidative proposal for the resolution of a fictitious crime, based on solid logical reasoning, detailed argumentation and collaborative learning. Logical reasoning allowed for the thorough analysis of evidence and the construction of a coherent line of reasoning, while argumentation provided a structured debate and validation of hypotheses. Collaborative learning played a crucial role in integrating different perspectives and knowledge, enriching the proposed solution. The combination of these elements enabled an effective approach to understand and solve the fictitious crime, highlighting the importance of integrating logic, debate, and cooperation in the investigative process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Allison de Queiroz Moura.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons