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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64565
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Guilherme Medeiros Soares de | - |
dc.contributor.author | COSTA, Ronaldo Luiz Cavalcanti da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T15:42:29Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T15:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-28 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ronaldo Luiz Cavalcanti da. Otimização de coletor de admissão para ganho de performance em altas rotações em motores de combustão interna. 2025. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociência, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64565 | - |
dc.description.abstract | Dentre os fatores que influenciam diretamente a eficiência do motor, a geometria do coletor de admissão desempenha um papel fundamental na otimização da eficiência volumétrica, impactando diretamente o torque e a potência em diferentes faixas de rotação. O objetivo desse trabalho foi realizar análises e otimizações do coletor de admissão dos motores Volkswagen EA855 2.5L e Ford Duratec 2.0L, utilizando o software Lotus Engine Simulation, que permite simulações avançadas do comportamento do motor. Inicialmente, os modelos foram validados por meio da comparação entre os resultados simulados e os dados reais. Em seguida, aplicando as teorias de ressonância do fluxo de ar nos dutos de admissão e do Efeito RAM, foi estimado o comprimento ideal dos dutos, com refinamento posterior utilizando a ferramenta de otimização do software. Com os parâmetros ajustados, novas configurações do coletor foram simuladas para avaliar seus impactos no desempenho do motor. No caso do Duratec 2.0L, um coletor otimizado foi modelado e fabricado, incorporando borboletas individuais para cada cilindro, visando melhorar a resposta do acelerador e a eficiência volumétrica. Os testes comparativos entre a simulação e o motor real demonstraram ganhos significativos em potência e torque, principalmente em altas rotações, validando a metodologia empregada e reforçando a eficácia da otimização do coletor de admissão no aumento do desempenho do motor. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Eficiência volumétrica | pt_BR |
dc.subject | Coletor de admissão | pt_BR |
dc.subject | Engine simulation | pt_BR |
dc.title | Otimização de coletor de admissão para ganho de performance em altas rotações em motores de combustão interna | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8116096378003763 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7725016332833774 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Among the factors that directly influence engine efficiency, the intake manifold geometry plays a fundamental role in optimizing volumetric efficiency, directly impacting torque and power across different RPM ranges. This study aimed to analyze and optimize the intake manifolds of the Volkswagen EA855 2.5L and Ford Duratec 2.0L engines using the Lotus Engine Simulation software, which enables advanced engine behavior simulations. Initially, the models were validated by comparing simulated results with real-world data. Then, by applying airflow resonance theories in the intake ducts and the RAM Effect, the ideal duct length was estimated, followed by refinement using the software’s optimization tool. With the adjusted parameters, new manifold configurations were simulated to assess their impact on engine performance. In the case of the Duratec 2.0L, an optimized manifold was designed and manufactured, incorporating individual throttle bodies for each cylinder to enhance throttle response and volumetric efficiency. Comparative tests between the simulation and the real engine demonstrated significant gains in power and torque, especially at high RPMs, validating the applied methodology and reinforcing the effectiveness of intake manifold optimization in improving engine performance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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