Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64598

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorESTOLANO, Manoel-
dc.contributor.authorMESQUIDA, Peri-
dc.date.accessioned2025-07-22T18:39:41Z-
dc.date.available2025-07-22T18:39:41Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMESQUIDA, Peri. Educação protestante e processo civilizador na América Latina: de facundo ao solitário. Simpósio Internacional Processo Civilizador, 10., 2007, Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2007. p. 1-14.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64598-
dc.descriptionObservação: O original desse texto não é paginado, portanto a paginação deste conteúdo foi inserida pelo adaptador.pt_BR
dc.description.abstractProcuramos, neste estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, refletir sobre o ponto de vista de dois políticos, sociólogos e jornalistas latino americanos que atuaram na metade do século 19, a respeito do que entendiam como processo civilizador. Assim, fomos ao encontro das obras de Domingo Faustino Sarmiento, da Argentina, e de Aureliano Tavares Bastos, do Brasil. Acreditávamos que os dois tinham a mesma simpatia pelos Estados Unidos e compartilhavam idéias semelhantes sobre a importância da imigração de anglo-saxões, em especial do Novo Mundo e do papel da educação protestante de origem norte-americana como alavancas para o progresso e o desenvolvimento da cultura dos seus países como fatores construtores de civilização. Encontramos nas obras pesquisadas de Norbert Elias, o referencial teórico para analisar e interpretar os dados recolhidos da leitura dos trabalhos de Sarmiento e Tavares Bastos cujo pensamento e cujas ações foram de enorme importância para que os Estados Unidos da América estendessem sua hegemonia política e econômica sobre a América Latina, por intermédio, inicialmente, da presença de imigrantes norte-americanos no Brasil e na Argentina, em particular atuando nas intervenções educativas.pt_BR
dc.format.extentp. 1-14pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação - processo civilizadorpt_BR
dc.titleEducação protestante e processo civilizador na América Latina: de facundo ao solitáriopt_BR
dc.typeTrabalhoApresentadopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2020-10-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.cityCampinaspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em eventos - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESQUIDA. Educação Protestante e Processo. p.1-14.pdf
  Acesso restrito
143,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons