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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64627
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Título: | Formação rizomática para docência em Geografia : o Blogquest de car- tografia escolar como proposta de intervenção |
Autor(es): | PENHA, Jonas Marques da |
Palavras-chave: | Formação docente; Geografia; Rizoma; Blogquest; Cartografia Escolar; Processos formativos |
Data do documento: | 25-Abr-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PENHA, Jonas Marques da. Formação rizomática para docência em Geografia: o Blogquest de car- tografia escolar como proposta de intervenção. 2025.Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta tese é fomentada pela crítica à padronização cartesiana da ciência moderna, que ressoa na formação do professor de Geografia e, por conseguinte, nas práticas pedagógicas mediadas no ensino básico, sobretudo nos estudos da Cartografia Escolar. Segundo pesquisas, em cursos de licenciatura em Geografia, componentes que envolvem a Cartografia têm sido abordados quase exclusivamente pela perspectiva da racionalidade técnica. Diante desse cenário, elaboramos as hipóteses entrelaçadas de que a formação do professor para docência em Geografia no ensino básico apresenta déficits conceituais, metodológicos e práticos no que tange aos estudos cartográficos, o que tem impactado na execução da prática educativa relacionada aos estudos de Cartografia Escolar. Além disso, que os estudos cartográficos mediados na formação docente em Geografia têm priorizado a cartografia convencional e descontextualizada da Educação Básica. Nesse contexto, problematizamos: como processos formativos rizomáticos podem contribuir para a formação do professor de Geografia na docência, no que diz respeito à autonomia na mediação de estratégias de estudos na Cartografia Escolar não cartesiana? Partindo dessa inquietação, buscamos possibilidades de avanços na perspectiva do conceito deleuze-guattariano de rizoma. Pactuamos em compreender os processos formativos do uso do Blogquest de Cartografia Escolar (BqCE) na prática docente do professor de Geografia a partir de uma discussão rizomática e seus impactos na formação para a docência. As decisões metodológicas seguiram as trilhas da Cartografia enquanto pesquisa processual, evitando etapas isoladas e fragmentadas. No percurso, houve diálogos com os princípios do Estado da Questão, experiências em cenários de pesquisas; da pesquisa colaborativa; e análise cartográfica das experiências formativas explícitas e implícitas nas narrativas dos sujeitos da pesquisa. Além disso, foram examinadas as interações nos chats e fóruns durante a exploração do BqCE, espaço virtual idealizado para promover processos formativos rizomáticos, que emerge à luz do aporte teórico, das lacunas latentes nas falas dos entrevistados e do ímpeto por atenuantes. A amostra é composta por seis professores licenciados em Geografia pela UEPB, com formação entre 2010 e 2022, que participaram de programas de iniciação à pesquisa, à docência ou pós- graduação e atuam no ensino básico. Quanto aos resultados, observamos que a episteme rizomática é pouco explorada no ensino e na formação do professor de Geografia; em contrapartida, revelam-se possibilidades de aberturas e conexões significativas dessa abordagem ao processo formativo docente. As narrativas evidenciam vulnerabilidades quanto à autonomia sobre conteúdos e abordagens na Cartografia Escolar, bem como a forte presença do cartesianismo nos processos formativos, atravessando as experiências no ensino básico e na formação inicial, refletindo nas práticas docentes dos entrevistados. As contribuições avaliativas dos sujeitos da pesquisa sobre o BqCE não questionaram a qualidade, o didatismo ou relevância do recurso na formação do professor de Geografia. Ao contrário, destacaram e enalteceram seus méritos pedagógicos. As linhas contributivas, nos chats e fórum, teceram uma teia de significados que sustentam o BqCE como impulso à autonomia docente em mediações rizomáticas e estratégias subversivas. Enquanto mapa aberto, o BqCE não se encerra em si; propõe movimento constante de interação e descobertas, permitindo explorar o potencial transformador dos estudos cartográficos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64627 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Geografia |
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