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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Klesia Garcia-
dc.contributor.authorARAÚJO, Sara Caroline Cesar da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-23T13:59:21Z-
dc.date.available2025-07-23T13:59:21Z-
dc.date.issued2025-01-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Sara Caroline Cesar da Silva. Aulas de teoria musical no projeto social: conteúdos, metodologia e concepções docentes. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64638-
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida teve como objetivo central compreender as concepções, os conteúdos e as metodologias de ensino que caracterizam as aulas de teoria musical em um projeto social, tendo como campo empírico o Setor de Educação Musical, de uma instituição de cunho social, localizada em Recife (PE). Através da abordagem qualitativa e dos pressupostos teóricos e práticos do estudo de caso, os dados foram coletados através da realização de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise em fontes documentais. A revisão de literatura contemplou produções que versavam sobre ensino de teoria musical em diversos contextos educacionais, considerando - revistas e anais brasileiros, vinculadas ao campo da educação musical. A fundamentação teórica foi orientada por compreensões sobre música e educação musical, teoria musical e as características de seu ensino, bem como os objetivos e as finalidades do ensino de música em projetos sociais. Os resultados da pesquisa, com relação às concepções, evidenciam que os educadores participantes do estudo enfrentam desafios ao tentar integrar teoria musical e prática instrumental, resultando em uma fragmentação pedagógica. Sobre os conteúdos trabalhados, observou-se a intenção de integrar teoria e prática, mas há uma desconexão entre o discurso pedagógico e a prática em sala de aula, especialmente em relação à separação entre os alunos que estudam músicas de concerto e outros que frequentam as aulas da instituição com ênfase na música popular. No que diz respeito à metodologia utilizada, a pesquisa revelou a busca de romper com os padrões tradicionais, de influência conservatorial e pouco flexíveis, ainda se mostra um desafio. Embora os resultados da pesquisa não possam ser generalizados, eles oferecem contribuições significativas acerca das perspectivas do ensino de teoria musical em um projeto social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de teoria musicalpt_BR
dc.subjectEducação musical e projeto socialpt_BR
dc.subjectConcepções de professores de músicapt_BR
dc.titleAulas de teoria Musical no projeto social: conteúdos, metodologias e concepções docentes.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3404695406343757pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5106120464248751pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to understand the conceptions, contents, and teaching methodologies that characterize music theory classes in a social project, with an empirical focal point within the Music Education Sector in a social institution located in Recife (PE). Through a qualitative approach, theoretical and practical assumptions of the case study, data collection was carried out through participant observation, semi-structured interviews, and analysis of documentary sources. The literature review included works that addressed the teaching of music theory in various educational contexts: covering - brazilian journals and archives relative to music education. The theoretical framework was guided by current knowledge of music and music education, music theory and its teaching characteristics, as well as the objectives and purposes of music education in social projects. The research results, regarding its conceptions, show that educators face challenges when trying to integrate music theory and instrumental practice, resulting in pedagogical fragmentation. Concerning the addressed contents, there was an intention to integrate theory and practice, but there is a disconnect between the pedagogical discourse and classroom practice, especially regarding the separation between students studying concert music and those attending classes with an emphasis on popular music. Regarding the used methodology, the research revealed that breaking with the traditional teaching methods, influenced by conservatory teaching methodologies with low flexibility, remains a challenge. Although the research results cannot be generalized, they offer significant contributions regarding the perspectives of teaching music theory in a social project.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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