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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64686
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Título: | Análise de Obras Rodoviárias Paralisadas e Inacabadas no Estado de Pernambuco |
Autor(es): | ALVES, Katiana Gonçalves |
Palavras-chave: | Obras rodoviárias; Obras paralisadas; Motivos; Distritos rodoviários; Pernambuco |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Citação: | ALVES, Katiana Gonçalves. Análise de Obras Rodoviárias Paralisadas e Inacabadas no Estado de Pernambuco. 2025. 59f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociência, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as obras rodoviárias paralisadas ou inacabadas no Estado de Pernambuco, utilizou-se informações do TCE-PE focando no ano de 2023 e em obras só paralisadas entre 2001 a 2023 no DER-PE. A organização se deu por distritos rodoviários, sendo Pernambuco constituído por 8 distritos e os respectivos dados extraídos foram categorizados por localização. Além disso, por meio da análise estatística, avaliou-se os percentuais de valores pagos, tempo de paralisação e tipos de serviços necessários ao usar o SGP como análise da condição do pavimento. Muito se mistura, na prática, os conceitos de obras inacabadas e obras paralisadas, o presente estudo visa dirimir tais dúvidas e aplicar estas definições no que tange ao tema abordado. A obras rodoviárias paralisadas podem ser retomadas, mas geram custos de manutenção e atrasos, enquanto que as obras inacabadas representam desperdício de recursos e exigem novas licitações ou reformulações. Assim, esta distinção se faz essencial para entender os desafios na gestão de infraestrutura e analisar a conduta dos órgãos competentes frente às suas atribuições. O presente trabalho também tem como objetivo examinar os motivos que têm contribuído para a paralisação ou atraso dessas intervenções, ou seja, será realizado uma análise detalhada das obras rodoviárias paralisadas, com o intuito de identificar os motivos que levaram à sua interrupção. E por isso, muito tempo de atrasos para conclusão e causando desperdícios financeiros para a gestão pública. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que grande parte das razões pelas quais há obras paralisadas ou inacabadas, se dá devido a aspectos financeiros, isto é, os envolvidos alegarem o aguardo da programação financeira, somado a isso há considerável número de rescisões contratuais e a necessidade de adequações dos projetos que serão executados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64686 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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