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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64705
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SPINILLO, Alina Galvão | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Maanaín Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T12:37:44Z | - |
dc.date.available | 2025-07-25T12:37:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maanaín Rodrigues de. O efeito da explicitação da correspondência um para muitos na resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças do ensino fundamental. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64705 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou o efeito da explicitação da correspondência um para muitos na resolução de problemas de estrutura multiplicativa, de proporção simples, envolvendo multiplicação e divisão, por crianças do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o estudo parte da premissa de que a correspondência um para muitos é um princípio fundamental do raciocínio multiplicativo. Assim, o objetivo do estudo foi examinar se a explicitação dessa correspondência no enunciado dos problemas influenciaria o desempenho e os procedimentos de resolução adotados pelos estudantes. Participaram da pesquisa 120 estudantes, distribuídos igualmente entre os três anos escolares investigados (3º, 4º e 5º). Os participantes foram solicitados a resolver seis problemas matemáticos, sendo três na Condição 1, na qual a correspondência um para muitos estava explicitamente mencionada no enunciado, e três na Condição 2, na qual essa relação era implícita, ou seja, inexistente ou tendo que ser inferida durante a resolução. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: no primeiro, por meio de uma aplicação coletiva para análise do desempenho; e no segundo, por meio de entrevistas individuais com seis participantes de cada ano escolar, visando examinar os procedimentos de resolução adotados. Os resultados indicaram que, independentemente do ano escolar, os participantes apresentaram um desempenho significativamente melhor na Condição 1 (explícita) do que na Condição 2 (implícita), evidenciando que a explicitação da correspondência um para muitos favorece a resolução de problemas de proporção simples. Além disso, os estudantes do 3º ano apresentaram um desempenho inferior em comparação aos do 4º e 5º anos, sem diferenças significativas entre estes últimos, sugerindo que crianças a partir do 4º ano se beneficiam mais do efeito facilitador da explicitação. A análise a partir da entrevista com 18 crianças revelou cinco tipos de procedimentos. Em articulação com o desempenho, o procedimento baseado na razão (Tipo 5) gerou mais acertos do que erros, porém, o procedimento mais frequente em ambas as condições foi o Tipo 4 (algorítmico). Mesmo se beneficiando da correspondência um para muitos quanto ao desempenho, os estudantes não mencionam explicitamente o uso dessa correspondência como procedimento de resolução. Esses achados sugerem que a explicitação da correspondência um para muitos pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de conceitos multiplicativos e para a facilitação da resolução de problemas de proporção simples, inclusive os que trazem a correspondência um para muitos na condição implícita. O estudo traz implicações educacionais relevantes, apontando para a necessidade de práticas de ensino que promovam a compreensão explícita da relação um para muitos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Estrutura multiplicativa | pt_BR |
dc.subject | Proporção simples | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O efeito da explicitação da correspondência um para muitos na resolução de problemas de estrutura multiplicativa por crianças do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5292690744565893 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9699640984791832 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study investigated the effect of the making explicit the one-to-many correspondence in multiplicative structure problems, specifically simple proportion problems involving multiplication and division, by children in the 3rd, 4th, and 5th years of elementary school of Brazil. Based on the Theory of Conceptual Fields, by Vergnaud, the study assumes that one-to-many correspondence is a fundamental principle of multiplicative reasoning. Thus, the objective of the study was to examine whether making this correspondence explicit in the verbal problems would influence students' performance and problem-solving procedures. The research had 120 participants, evenly distributed among the three school years investigated (3rd, 4th, and 5th). The participants were asked to solve six mathematical problems, three in Condition 1, in which the one-to-many correspondence was explicitly mentioned in the verbal problem, and three in Condition 2, in which this relationship was implicit, meaning it was absent or had to be inferred during problem-solving. Data collection was conducted in two stages: first, through a collective testing to analyse performance, and second, through individual interviews with six students from each school year, aiming to examine the problem-solving procedures. The results indicated that, regardless of school year, participants performed significantly better in Condition 1 (explicit) than in Condition 2 (implicit), demonstrating that making the one-to-many correspondence explicit facilitates the resolution of simple proportion problems. Additionally, 3rd-year students performed worse than those in the 4th and 5th years, with no significant differences between the latter, suggesting that children from the 4th year onward benefit more from the facilitating effect of explicitness in verbal problems. The analysis based on interviews with 18 children revealed five types of procedures. When compared to performance data, the ratio-based procedure (Type 5) resulted in more correct answers than errors. However, the most frequently used procedure in both conditions was Type 4 (algorithmic). Even though students benefited from the one-to-many correspondence in terms of performance, they did not explicitly mention using this correspondence as a problem-solving procedure. These findings suggest that making the one-to-many correspondence explicit can be an effective pedagogical strategy for teaching multiplicative concepts and facilitating the solving of simple proportion problems, including those in which the one-to-many correspondence is implicit. The study has important educational implications, highlighting the need for teaching practices that promote an explicit understanding of the one-to-many relationship. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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