Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64747
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Sérgio Ricardo de Godoy | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, Edson José da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T14:13:29Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31T14:13:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Edson José da. Considerações sobre Materiais Didáticos para Iniciação ao Piano Popular.2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em música - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64747 | - |
dc.description.abstract | Este estudo busca entender alguns dos desafios e oportunidades do ensino de piano popular no Brasil. Foi conduzido a partir de minha experiência como professor em cursos livres de música em minha cidade. O objetivo foi identificar os conteúdos mais frequentes e as tendências pedagógicas em métodos didáticos publicados entre 1970 e 2020. Foram analisados 30 livros escritos por autores brasileiros. Essencialmente fiz uma análise qualitativa, focando em aspectos técnicos, teóricos e estilísticos. Os resultados revelam que temas como exercícios melódicos e leitura musical elementar são comuns. Por outro lado, treino auditivo, uso de pedais e leitura à primeira vista são menos explorados. O estudo mostra que métodos tradicionais ainda prevalecem. Embora eficazes, esses métodos mostram distanciamento das práticas pedagógicas e culturais atuais. Destaca-se o papel do educador musical na mediação entre conteúdo e experiências dos alunos. Conclui-se que há necessidade de modernizar os materiais didáticos. Isso inclui repertórios atuais, formatos interativos e uso de tecnologias acessíveis. Essa mudança é essencial para promover maior engajamento, autonomia e representatividade no ensino do piano popular. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | ensino de piano popular; | pt_BR |
dc.subject | métodos didáticos; | pt_BR |
dc.subject | educação musical; | pt_BR |
dc.subject | repertório brasileiro; | pt_BR |
dc.subject | formação musical; | pt_BR |
dc.subject | mediação pedagógica; | pt_BR |
dc.subject | inovação no ensino | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre Materiais Didáticos para Iniciação ao Piano Popular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5817862160877628 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9958194556248885 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study seeks to understand some of the challenges and opportunities of teaching popular piano in Brazil. It was conducted based on my experience as a teacher in open music courses in my city. The objective was to identify the most frequent content and pedagogical trends in teaching methods published between 1970 and 2020. Thirty books written by Brazilian authors were analyzed. I conducted a primarily qualitative analysis, focusing on technical, theoretical, and stylistic aspects. The results reveal that topics such as melodic exercises and elementary music reading are common. On the other hand, ear training, the use of pedals, and sight-reading are less explored. The study shows that traditional methods still prevail. Although effective, these methods demonstrate a distance from current pedagogical and cultural practices. The role of the music educator in mediating between content and student experiences is highlighted. The conclusion is that there is a need to modernize teaching materials, including current repertoires, interactive formats, and the use of accessible technologies. This change is essential to promote greater engagement, autonomy and representation in popular piano teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edson José da Silva Filho.pdf | 726,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons