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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64760
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Regina Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T18:10:57Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31T18:10:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-24 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Regina Maria de. A influência da nova gestão pública na educação brasileira: um estudo sobre o gerencialismo na atuação do(a) gestor(a) escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64760 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar como ocorre o processo de formação e atuação dos gestores escolares no Brasil, levando em consideração as influências políticas e mercantilistas que os cerca. A partir da abordagem de investigação documental, entendeu-se como a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1992), do Plano Nacional de Educação (2001-2010/2014) e da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (2021), tensionam quais as práticas pedagógicas e administrativas devem ser desenvolvidas pelo gestor escolar. E, a partir da abordagem bibliográfica, foi mapeada a produção científica propagada sobre o tema, no âmbito dos anais das edições da Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Os resultados indicam que a gestão gerencialista vem tomando o espaço da gestão democrática, o que repercute nas formações inicial e continuada dos diretores escolares. Ainda apontam, que a figura do diretor está sendo submetida ao conceito da Nova Gestão Pública, onde se deve fazer mais com menos recursos, ao apresentar eficiência e resultados a partir de uma lógica empresarial. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestor escolar | pt_BR |
dc.subject | Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar | pt_BR |
dc.subject | Nova Gestão Pública | pt_BR |
dc.title | A influência da nova gestão pública na educação brasileira: um estudo sobre o gerencialismo na atuação do(a) gestor(a) escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents the results of a qualitative study that aimed to analyze the training and performance of school administrators in Brazil, taking into account the political and commercial influences surrounding them. Using a documentary research approach, we understood how the implementation of the Law of Guidelines and Bases for National Education (1992), the National Education Plan (2001-2010/2014), and the Common National Framework of Competencies for School Principals (2021) influence the pedagogical and administrative practices that school administrators should develop. Furthermore, using a bibliographical approach, we mapped the scientific literature on the topic, which was disseminated within the proceedings of the National Meeting of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED). The results indicate that managerialist management is replacing democratic management, which has repercussions on the initial and continuing education of school principals. They also point out that the director's role is being subjected to the concept of New Public Management, where more must be done with fewer resources, while presenting efficiency and results based on a business logic. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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