Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64781

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRANDÃO NETO, José de Souza-
dc.contributor.authorHERMSDORF, Juliana Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-01T12:32:13Z-
dc.date.available2025-08-01T12:32:13Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationHERMSDORF, Juliana Oliveira. Construindo um historicamente possível : um estudo sobre assessoria técnica e potenciais metodologias. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64781-
dc.description.abstractA natureza desta dissertação se concentra na reflexão e análise da práxis de Assessoria Técnica em Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no que tange possíveis metodologias a serem aplicadas na atuação: a metodologia cartográfica, a pesquisa-ação, o uso metodológico de interfaces e o círculo de cultura. A pesquisa explora a importância de fortalecer a autonomia dos assessorados e empoderar a transformação social através da prática, engajando-se em ir além da imposição de conceitos preestabelecidos e assistencialismos. Visto isso, se fez essencial entender o papel do assessor frente às lacunas entre saberes técnicos formais e cotidianos, ancorado no compromisso em buscar equidade nos conhecimentos, na difusão de expertises e troca de saberes. Logo, um dos apontamentos deste trabalho é a indispensabilidade do exercício de formação política nos trabalhos em AT. Isto, somado a incorporação de abordagens teóricas relacionadas à produção desigual do espaço e a marcadores sociais, como questões de gênero, raça, classe e cultura. Esta, tem como objetivo investigar como o embasamento cíclico entre teoria-prática, aplicada no planejamento metodológico, pode consolidar a práxis da Assessoria Técnica a partir da efetividade dos processos participativos, em relação aos seus objetivos, engajamento e na promoção do ganho de autonomia dos envolvidos. Para mais, foi fundamentada em três premissas: (1) a inexistência de neutralidade nas práticas sociais, reafirmando a pesquisa como intervenção, na qual o pesquisador é agente transformador do território, como também transformado por ele ; (2) a essência participativa e coletiva da Assessoria Técnica, que deve ser também formativa, baseada na comunicação e no compartilhamento de saberes; e (3) a estruturação da pesquisa como um ciclo contínuo entre teoria e prática, refletindo a trajetória da autora entre extensão, assessoria e academia. A extensa pesquisa empírica foi feita no contexto do processo de Regularização Fundiária da Ocupação Carolina de Jesus, realizada pela Brigada de Arquitetura do MTST, construída de maneira participativa e valorizando processos, sendo esta uma pesquisa das subjetividades. Como forma de orientar teoricamente, as pesquisas e análises da prática se desenvolveram no Projeto de Extensão Liame, vinculado ao Laboratório Espaço e Política (LEP) da Universidade Federal de Pernambuco, promovendo a construção coletiva do conhecimento aplicado à ação e incentivando um diálogo entre universidade, movimentos sociais e coletivos. Por fim, essa pesquisa buscou dialogar não só com os termos da profissão em si, mas também com sua relação com a cidade, seus espaços e grupos sócio-espaciais. Com isso, não se absteve a uma análise solitária ou construída somente a partir de textos acadêmicos, se fez indispensavelmente teórico-prático e coletiva. Só assim, construindo uma reflexão junto e dialogicamente com diferentes agentes produtores do espaço e vivências, ousei a escrever e contribuir para a reflexão de uma práxis mais democrática descolonizadora e politicamente engajada da Assessoria.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAssessoria Técnicapt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectInterfacespt_BR
dc.subjectFormação políticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleConstruindo um historicamente possível : um estudo sobre assessoria técnica e potenciais metodologiaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGALERA, Izabella-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1149519299372873pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5426551850468629pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation reflects on and analyzes the praxis of Technical Assistance in Architecture and Urbanism, focusing on methodologies that prioritize empowerment and social transformation. By exploring the importance of strengthening the autonomy of assisted communities and promoting social change through practice, this research goes beyond the imposition of pre-established concepts and paternalistic approaches. It highlights the crucial role of the technical assistant in bridging the gaps between formal technical knowledge and everyday experiences, committed to seeking equity in knowledge dissemination and exchange. A key finding of this work is the indispensable need for political formation in Technical Assistance, incorporating theoretical approaches related to the unequal production of space and social markers such as gender, race, class, and culture. The research investigates how the cyclical relationship between theory and practice, applied in methodological planning, can consolidate the praxis of Technical Assistance through effective participatory processes, engagement, and autonomy promotion. This study is grounded in three premises: (1) the non-neutrality of social practices, affirming research as intervention; (2) the participatory and collective essence of Technical Assistance, which must also be formative and based on communication and knowledge sharing; and (3) the structuring of research as a continuous cycle between theory and practice, reflecting the author's trajectory between extension, assistance, and academia. The extensive empirical research was conducted in the context of the Land Regularization Process of the Ocupação Carolina de Jesus, carried out by the MTST Architecture Brigade, constructed in a participatory manner and valuing processes. This research contributes to the construction of a more democratic, decolonized, and politically engaged praxis of Technical Assistance, engaging in dialogue with various space producers and lived experiences.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0864289302582197pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliana Oliveira Hermsdorf.PDF4,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons