Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64802

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMoraes, Andréa Silva-
dc.contributor.authorLima, Liliane Taveiros de-
dc.date.accessioned2025-08-01T17:38:22Z-
dc.date.available2025-08-01T17:38:22Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-07-08-
dc.identifier.citationLima, Liliane Taveiros de. Objetos digitais para a aula de Língua Portuguesa: reflexões e práticas com enfoque na análise linguística. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64802-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as discussões presentes na literatura sobre o uso de objetos digitais no ensino de Língua Portuguesa, com enfoque na análise linguística. A pesquisa aborda a importância desses recursos para promover práticas pedagógicas mais interativas e reflexivas, especialmente no contexto da educação básica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, que revisa a literatura relacionada ao tema e analisa estudos que abordam a aplicação de ferramentas digitais no ensino da língua. Os resultados das pesquisas analisadas indicam que o uso de objetos digitais, como plataformas colaborativas, jogos educativos e softwares de análise textual, pode potencializar o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, facilitando o aprendizado de maneira dinâmica e contextualizada. Contudo, as pesquisas analisadas também apontam desafios, como a capacitação docente e a desigualdade de acesso às tecnologias. Conclui-se, com base nesses estudos, que os objetos digitais têm o potencial de transformar a prática pedagógica, desde que integrados de forma crítica e estruturada ao currículo de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectObjetos digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleObjetos digitais para a aula de Língua Portuguesa: reflexões e práticas com enfoque na análise linguísticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the use of digital objects in Portuguese language teaching, focusing on linguistic analysis. The research highlights the importance of these resources in fostering more interactive and reflective pedagogical practices, particularly in basic education. Methodologically, it is a qualitative, descriptive, and bibliographic study, reviewing literature on the topic and analyzing studies that discuss the application of digital tools in language teaching. The results show that the use of digital objects, such as collaborative platforms, educational games, and textual analysis software, enhances students' linguistic competencies, facilitating learning in a dynamic and contextualized manner. However, the study also identifies challenges such as teacher training and unequal access to technology. The conclusion is that digital objects have the potential to transform pedagogical practices when critically and effectively integrated into the Portuguese language curriculum.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Liliane Taveiros de Lima..pdf456,72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons