Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64805

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFONSECA, Henrique Veras de Paiva-
dc.contributor.authorSILVA, Anna Victória dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-04T11:24:08Z-
dc.date.available2025-08-04T11:24:08Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.date.submitted2025-08-02-
dc.identifier.citationSILVA, Anna Victória dos Santos. O impacto da escolaridade feminina no uso de métodos contraceptivos no Brasil: evidências da reforma educacional de 2006. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64805-
dc.description.abstractO presente trabalho analisou o impacto da escolaridade feminina no uso de métodos contraceptivos no Brasil, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. Para controlar a endogeneidade da escolaridade, a pesquisa buscou explorar a variação exógena nos anos de estudo introduzida pela reforma educacional de 2006. Os resultados foram estimados por meio de regressão linear ordinária (OLS) e pelo modelo de variável instrumental (2SLS). Os achados revelaram que mulheres mais escolarizadas têm maior probabilidade de utilizar métodos contraceptivos durante sua idade reprodutiva. Além disso, reforçam a influência positiva da educação feminina nas decisões relacionadas à fertilidade, destacando o papel da escolaridade na promoção da autonomia das mulheres para tomarem decisões informadas sobre sua saúde reprodutivapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectMétodos Contraceptivospt_BR
dc.subjectFertilidadept_BR
dc.subjectAutonomia femininapt_BR
dc.titleO impacto da escolaridade feminina no uso de métodos contraceptivos no Brasil: evidências da reforma educacional de 2006pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6626959240723825pt_BR
dc.description.abstractxThe present work analyzed the impact of female education on the use of contraceptive methods in Brazil, using data from the 2019 National Health Survey (PNS). To control the endogeneity of education, a research sought to explore the exogenous variation in years of study influenced by educational reform of 2006. The results were estimated using ordinary linear regression (OLS) and the instrumental variable model (2SLS). The results revealed that more educated women are more likely to use contraceptive methods during their reproductive years. Furthermore, we reinforce the positive influence of female education on decisions related to fertility, highlighting the role of education in promoting women’s autonomy to make informed decisions about their reproductive healthpt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DECON) - Departamento de Economiapt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Versão Final - Anna Victória.pdf802,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons