Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64805
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FONSECA, Henrique Veras de Paiva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Anna Victória dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T11:24:08Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T11:24:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Anna Victória dos Santos. O impacto da escolaridade feminina no uso de métodos contraceptivos no Brasil: evidências da reforma educacional de 2006. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64805 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisou o impacto da escolaridade feminina no uso de métodos contraceptivos no Brasil, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. Para controlar a endogeneidade da escolaridade, a pesquisa buscou explorar a variação exógena nos anos de estudo introduzida pela reforma educacional de 2006. Os resultados foram estimados por meio de regressão linear ordinária (OLS) e pelo modelo de variável instrumental (2SLS). Os achados revelaram que mulheres mais escolarizadas têm maior probabilidade de utilizar métodos contraceptivos durante sua idade reprodutiva. Além disso, reforçam a influência positiva da educação feminina nas decisões relacionadas à fertilidade, destacando o papel da escolaridade na promoção da autonomia das mulheres para tomarem decisões informadas sobre sua saúde reprodutiva | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject | Métodos Contraceptivos | pt_BR |
dc.subject | Fertilidade | pt_BR |
dc.subject | Autonomia feminina | pt_BR |
dc.title | O impacto da escolaridade feminina no uso de métodos contraceptivos no Brasil: evidências da reforma educacional de 2006 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6626959240723825 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work analyzed the impact of female education on the use of contraceptive methods in Brazil, using data from the 2019 National Health Survey (PNS). To control the endogeneity of education, a research sought to explore the exogenous variation in years of study influenced by educational reform of 2006. The results were estimated using ordinary linear regression (OLS) and the instrumental variable model (2SLS). The results revealed that more educated women are more likely to use contraceptive methods during their reproductive years. Furthermore, we reinforce the positive influence of female education on decisions related to fertility, highlighting the role of education in promoting women’s autonomy to make informed decisions about their reproductive health | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DECON) - Departamento de Economia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Versão Final - Anna Victória.pdf | 802,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons