Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ZANCHETTIN, Cleber | - |
dc.contributor.author | SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T12:08:39Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T12:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa. Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807 | - |
dc.description | 10,0 | pt_BR |
dc.description.abstract | Motivada pela rápida disseminação de ferramentas baseadas em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, em inglês, Large Language Models), como o ChatGPT, no final de 2022, esta pesquisa busca compreender as motivações dos estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) ao utilizarem essas ferramentas em suas atividades acadêmicas entre janeiro de 2023 e julho de 2024. Além disso, a pesquisa explora as técnicas utilizadas e o impacto dos resultados no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia adotada foi quantitativa, com um levantamento de opinião aplicado a uma amostra de 120 estudantes de graduação e pós-graduação, selecionados por conveniência. Os dados foram coletados via questionário online, com perguntas fechadas e abertas sobre o uso dos LLMs. A análise descritiva e quantitativa permitiu mensurar a percepção dos estudantes quanto aos impactos dessas ferramentas. Os resultados indicam uma alta taxa de adoção, motivada principalmente pela economia de tempo e facilitação do aprendizado. No entanto, surgiram preocupações quanto à confiabilidade das informações geradas e à dependência das ferramentas. A pesquisa sugere que, embora os LLMs ofereçam benefícios, é essencial um uso equilibrado e crítico para evitar prejuízos à autonomia intelectual dos estudantes. Este artigo discute as implicações dessas descobertas e propõe direções para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.subject | LLM | pt_BR |
dc.subject | Survey | pt_BR |
dc.title | Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Simone Cristiane dos Santos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1244195230407619 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3675858428545219 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Monalisa Meyrelle de Sousa Silva.pdf | 963,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons