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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorZANCHETTIN, Cleber-
dc.contributor.authorSILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:08:39Z-
dc.date.available2025-08-04T12:08:39Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.date.submitted2025-07-10-
dc.identifier.citationSILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa. Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807-
dc.description10,0pt_BR
dc.description.abstractMotivada pela rápida disseminação de ferramentas baseadas em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, em inglês, Large Language Models), como o ChatGPT, no final de 2022, esta pesquisa busca compreender as motivações dos estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) ao utilizarem essas ferramentas em suas atividades acadêmicas entre janeiro de 2023 e julho de 2024. Além disso, a pesquisa explora as técnicas utilizadas e o impacto dos resultados no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia adotada foi quantitativa, com um levantamento de opinião aplicado a uma amostra de 120 estudantes de graduação e pós-graduação, selecionados por conveniência. Os dados foram coletados via questionário online, com perguntas fechadas e abertas sobre o uso dos LLMs. A análise descritiva e quantitativa permitiu mensurar a percepção dos estudantes quanto aos impactos dessas ferramentas. Os resultados indicam uma alta taxa de adoção, motivada principalmente pela economia de tempo e facilitação do aprendizado. No entanto, surgiram preocupações quanto à confiabilidade das informações geradas e à dependência das ferramentas. A pesquisa sugere que, embora os LLMs ofereçam benefícios, é essencial um uso equilibrado e crítico para evitar prejuízos à autonomia intelectual dos estudantes. Este artigo discute as implicações dessas descobertas e propõe direções para futuras pesquisas.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectLLMpt_BR
dc.subjectSurveypt_BR
dc.titleImpactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opiniãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1244195230407619pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

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