Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64824
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de | - |
dc.contributor.author | FONTES, Laizime da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-04T13:37:06Z | - |
dc.date.available | 2025-08-04T13:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.citation | FONTES, Laizime da Silva. Abram alas que elas estão regendo: uma análise sobre a atuação de uma mulher na regência de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa (PB). 2025. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64824 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como são desenvolvidas as atividades de regência de banda marcial escolar na perspectiva de uma regente atuante na cidade de João Pessoa? O objetivo geral foi compreender como são desenvolvidas as atividades de regência de banda marcial escolar na perspectiva de uma regente atuante na cidade de João Pessoa. Os objetivos específicos foram: caracterizar a função de regente de banda marcial escolar; identificar a metodologia de ensino implementada pela regente para a formação da banda; caracterizar os espaços de aula e ensaios utilizados pela regente para a realização das práticas musicais com a banda marcial; analisar a concepção da regente com relação à função que exerce. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve apenas uma participante e utilizou, como procedimentos metodológicos, a observação, a entrevista narrativa e a entrevista semiestruturada. Para a realização desta pesquisa fizemos uma revisão de literatura para obtermos uma visão ampla das discussões sobre a presença das mulheres na regência. A pesquisa também discute teorias feministas de Beauvoir (1967), Butler (2018) e Perrot (2005; 2007), como também apresenta o conceito de Habitus de Bourdieu (2012). A análise foi concretizada através do entrecruzamento dos textos da revisão de literatura e dos textos da fundamentação teórica juntamente com os dados coletados e, assim, chegarmos à resposta da questão de pesquisa. A partir das análises, reconhecemos que as mulheres regentes identificadas na literatura e a participante do estudo desenvolvem as atividades dessa função utilizando uma metodologia imitativa unida à prática e atividade mais interativa em meio a várias dificuldades na questão dos espaços físicos de ensaios e aulas, manutenção de instrumentos, desconfianças em sua capacidade profissional, além de preconceitos, concepções de gênero e estereótipos. Concluímos que, apesar de muitas lutas, pesquisas e melhoria a respeito da posição e dos direitos de igualdade das mulheres na sociedade, ainda não estamos em um mundo ideal, pois a sociedade contemporânea apresenta as condições e ideais calcadas no sistema patriarcal de opressão, subordinação e sexualização das mulheres. Entendemos que o cargo de regente de banda marcial escolar é complexo e multifacetado e que a regente que participou desta pesquisa desempenha sua função com dedicação e profissionalismo. Porém, enfrenta diversos desafios, preconceitos de gênero e estereótipos por estar inserida no campo de trabalho historicamente masculino. Contudo, é preciso continuar enfrentando essas barreiras e padrões que afastam as mulheres e as deixam à margem das questões sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Representatividade feminina | pt_BR |
dc.subject | Banda marcial escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na regência | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.title | Abram alas que elas estão regendo : uma análise sobre a atuação de uma mulher na regência de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa (PB) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7086092877696331 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation sought to answer the following research question: How are school marching band conducting activities developed from the perspective of a female conductor working in the city of João Pessoa? The general objective was to understand how school marching band conducting activities are developed from the perspective of a female conductor working in the city of João Pessoa. The specific objectives were: to characterize the role of a school marching band conductor; to identify the teaching methodology implemented by the conductor to form the band; to characterize the classroom and rehearsal spaces used by the conductor to carry out musical practices with the marching band; to analyze the conductor's conception of the role she performs. The research, which used a qualitative approach, had only one participant and used observation, narrative interviews and semi-structured interviews as methodological procedures. To conduct this research, we conducted a literature review to obtain a broad view of the discussions on the presence of women in conducting. The research also discusses feminist theories by Beauvoir (1967), Butler (2018) and Perrot (2005; 2007), as well as presents Bourdieu's concept of Habitus (2012). The analysis was carried out by cross-referencing the texts of the literature review and the texts of the theoretical basis together with the data collected, thus arriving at the answer to the research question. From the analyses, we recognize that the female conductors identified in the literature and the study participant develop the activities of this function using an imitative methodology combined with more interactive practice and activity amidst several difficulties in the issue of physical spaces for rehearsals and classes, maintenance of instruments, distrust in their professional capacity, in addition to prejudices, gender conceptions and stereotypes. We conclude that, despite many struggles, research and improvements regarding the position and equal rights of women in society, we are still not in an ideal world, because contemporary society presents conditions and ideals based on the patriarchal system of oppression, subordination and sexualization of women. We understand that the role of school marching band conductor is complex and multifaceted and that the conductor who participated in this research performs her role with dedication and professionalism. However, she faces several challenges, gender prejudices and stereotypes because she is part of a historically male-dominated field of work. However, it is necessary to continue to address these barriers and standards that distance women and leave them on the sidelines of social issues. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Laizime da Silva Fontes.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons