Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64826

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALÉSSIO, Renata Lira dos Santos-
dc.contributor.authorSOUZA, Matheus Landim de-
dc.date.accessioned2025-08-04T13:40:31Z-
dc.date.available2025-08-04T13:40:31Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Matheus Landim de. Representações sociais de usuários do TikTok sobre a neurodiversidade. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64826-
dc.description.abstractInteressado nos debates em torno do tópico da neurodiversidade e propulsionado pelo aporte da Teoria das Representações Sociais (TRS), o presente trabalho teve como objetivo investigar as representações sociais de usuários do TikTok sobre a neurodiversidade. O modelo da neurodiversidade apoiou-se historicamente no modelo social da deficiência para estabelecer um contraponto teórico e político ao modelo médico hegemônico e embasar as propostas de um movimento social investido em mudanças relacionadas ao autismo e outras condições. O TikTok é a quinta maior rede social digital do globo, contando com cerca de 1.5 bilhão de usuários ativos, dos quais aproximadamente 90 milhões estão no Brasil, seu 3.o maior mercado. Esses usuários estão engajados na propagação instantânea de mídia em vídeo cujo conteúdo pode ser classificado a partir do emprego de etiquetas (hashtags). A metodologia da pesquisa consistiu na análise de vídeos brasileiros etiquetados com a hashtag #neurodiversidade. Estes foram baixados, transcritos e tiveram seu conteúdo classificado tematicamente segundo os pressupostos da Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Os dados foram então discutidos a partir do apoio teórico proporcionado pela Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1961/2012). Os resultados indicam que os usuários brasileiros do TikTok associam a neurodiversidade a diferenças de múltiplas ordens. Essas diferenças estão ancoradas em referenciais do saber científico organizado por disciplinas das Ciências Naturais, como a Biologia, a Anatomia e a Fisiologia, e conceitos das Ciências Sociais, como cultura, norma social e preconceito. O saber empírico advindo da experiência pessoal de usuários em condições relacionadas à neurodiversidade também participa ativamente desse processo de representação, bem como o dos envolvidos no cuidado dessas pessoas. Esses referenciais acabam por se constituir como partes em tensão. As múltiplas definições da neurodiversidade apresentadas pela literatura são fragmentadas e reposicionadas conforme os usuários se apropriam de referências médicas e sociológicas e também se apoiam no saber experiencial para representá-la.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNeurodiversidadept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.titleRepresentações sociais de usuários do TikTok sobre a neurodiversidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4362692389240945pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115070918587521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxInterested in the debates surrounding the topic of neurodiversity and driven by the contributions of Social Representations Theory (SRT), this study aimed to investigate the Social Representations of TikTok users regarding neurodiversity. The neurodiversity model historically drew upon the social model of disability to establish a theoretical and political counterpoint to the hegemonic medical model and to support the proposals of a social movement advocating for changes related to autism and other conditions. TikTok is the fifth-largest digital social network globally, with approximately 1.5 billion active users, around 90 million of whom are in Brazil, its third-largest market. These users engage in the instant spread of video media, the content of which can be categorized via tags (hashtags). The research methodology consisted in analyzing Brazilian videos tagged with the hashtag #neurodiversidade. These videos were downloaded, transcribed, and their content thematically classified according to the principles of Braun and Clarke's Thematic Analysis (2006). The data were then discussed with the support of the Social Representations Theory (Moscovici, 1961/2012). The results indicate that Brazilian TikTok users associate neurodiversity with differences of multiple kinds. These differences are anchored in frameworks of organized scientific knowledge from Natural Sciences disciplines such as Biology, Anatomy, and Physiology, as well as concepts from the Social Sciences, such as culture, social norms, and prejudice. Empirical knowledge derived from the personal experience of users diagnosed with neurodiversity-related conditions, as well as caretakers’, also actively participate in this representational process. These references wind up as parts in tension. The multiple definitions of neurodiversity found in the literature become fragmented and are repositioned as users appropriate medical and sociological references while also relying on experiential knowledge to represent it.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Landim de Souza.pdf4,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons