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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64859
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Cristiano Coêlho de | - |
dc.contributor.author | PARODES, Rodrigo Adamski | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T12:44:40Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06T12:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.citation | ADAMSKI, Rodrigo. Rede de aprendizagem colaborativa para suporte ao desenvolvimento móvel: um estudo de caso em um ambiente de aprendizagem baseada em desafios. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64859 | - |
dc.description.abstract | No cenário atual da educação em tecnologia, a necessidade de formar profissionais com autonomia e pensamento inovador tem impulsionado a adoção de metodologias ativas no ensino superior. Entre essas metodologias, Challenge-Based Learning (CBL) tem se destacado ao incentivar que os alunos desenvolvam soluções colaborativas para problemas reais. No entanto, desafios como dificuldades na autoaprendizagem e a falta de interação entre alunos com interesses comuns podem comprometer a experiência educacional. Além disso, muitos estudantes relatam isolamento na jornada de aprendizado, pois os grupos de projeto nem sempre atendem às suas necessidades individuais de suporte e troca de conhecimento. Diante desse contexto e a motivação desta pesquisa em buscar mecanismos de estímulo à colaboração em metodologias ativas, foi investigado como as Redes de Aprendizagem Colaborativa podem contribuir para o ensino de desenvolvimento móvel dentro da CBL. O objetivo foi avaliar se a criação de redes entre alunos com demandas de aprendizado semelhantes pode estimular a colaboração, reduzir a dependência dos mentores e fortalecer o networking entre os participantes. Para isso, um Estudo de Caso foi conduzido em um curso de graduação focado no desenvolvimento de aplicativos iOS, utilizando um algoritmo de clusterização para agrupar estudantes com afinidades acadêmicas e sociais. As redes foram incentivadas a interagir por meio de atividades colaborativas semanais. Os resultados indicaram que 73% dos participantes recorreram à rede para estudar em colaboração pelo menos uma vez, levando a um aumento de 22% na conclusão dos Objetivos de Aprendizado em comparação com alunos que não participaram das redes. Como contribuição, este estudo fornece evidências de que estratégias de aprendizado em rede podem complementar metodologias ativas como a CBL, promovendo um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Além disso, a pesquisa aponta caminhos para futuras aplicações deste modelo em contextos educacionais e profissionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Desafios | pt_BR |
dc.subject | Redes de Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis | pt_BR |
dc.title | Rede de aprendizagem colaborativa para suporte ao desenvolvimento móvel : um estudo de caso em um ambiente de aprendizagem baseada em desafios | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9211606139324542 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9638500605562489 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current landscape of technology education, the need to train professionals with autonomy and innovative thinking has driven the adoption of active learning methodologies in higher education. Among these, Challenge-Based Learning (CBL) stands out by encouraging students to develop collaborative solutions to real-world problems. However, challenges such as difficulties in self-directed learning and a lack of interaction among students with shared interests can hinder the educational experience. Additionally, many students report feeling isolated in their learning journey, as project groups do not always meet their individual needs for support and knowledge exchange. Given this context and the motivation of this research to explore mechanisms that foster collaboration in active methodologies, the study investigated how Collaborative Learning Networks can contribute to mobile development education within CBL. The goal was to assess whether creating networks among students with similar learning demands could enhance collaboration, reduce dependence on mentors, and strengthen networking among participants. To achieve this, a case study was conducted in an undergraduate course focused on iOS app development, using a clustering algorithm to group students based on academic and social affinities. The networks were encouraged to engage in weekly collaborative activities. The results indicated that 73% of participants turned to the network for collaborative study at least once, leading to a 22% increase in the completion of Learning Objectives compared to students who did not participate in the networks. As a contribution, this study provides evidence that network-based learning strategies can complement active methodologies like CBL, fostering a more inclusive and collaborative environment. Furthermore, the research outlines potential pathways for future applications of this model in both educational and professional contexts. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Rodrigo Adamski Parodes.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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