Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64917
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Sandro Guimarães de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Annamélia dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T13:55:57Z | - |
dc.date.available | 2025-08-07T13:55:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Annamelia Dos Reis. O ensino da rabeca em Pernambuco : diferentes histórias e contextos. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64917 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação versa sobre o ensino da rabeca na cidade do Recife/PE, tendo como principais interlocutores três músicos que, além da carreira de instrumentistas, se dedicam à formação de novos rabequeiros. A pesquisa busca compreender as estratégias e táticas – no sentido que dá aos termos Michel de Certeau (2003) – empregadas por esses músicos no ensino da rabeca, bem como o que pensam sobre a prática e o ensino do instrumento, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados. O objetivo da pesquisa é compreender os sentidos presentes, hoje, no ensino da rabeca, em Recife, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados. Para a realização da pesquisa, escolhemos uma rabequeira e dois rabequeiros, todos de contextos distintos, quais sejam: Aglaia Costa, violinista com formação erudita, que vem se dedicando ao ensino e a execução da rabeca; o mestre Luiz Paixão, da Zona da Mata Norte de Pernambuco, ligado às tradições do Cavalo- Marinho de Aliança e Condado; e Cláudio Rabeca, instrumentista que desenvolve um trabalho com música popular a partir, sobretudo, das referências do Cavalo-Marinho. O presente trabalho apresenta a seguinte questão central: quais os sentidos presentes, hoje, no ensino da rabeca, em Recife, considerando o contexto urbano e os novos espaços por ele ocupados? | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Rabeca | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.title | O ensino da rabeca em Pernambuco : diferentes histórias e contextos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5069293442993438 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4191320222049403 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present dissertation deals with the teaching of the fiddle in the city of Recife/PE, having as main interlocutors three musicians who, in addition to the career of instrumentalists, are dedicated to the training of new fiddlers. The research seeks to understand the strategies and tactics - in the sense given to the terms Michel de Certeau (2003) - employed by these musicians in teaching the fiddle, as well as what they think about the practice and teaching of the instrument, considering the urban context and the new spaces occupied by it. The objective of the research is to understand the meanings present, today, in the teaching of the fiddle, in Recife, considering the urban context and the new spaces occupied by it. To carry out the research, we chose a fiddle player and two fiddlers, all from different contexts, namely: Aglaia Costa, a violinist with erudite training, who has been dedicating herself to teaching and playing the fiddle; Master Luiz Paixão, from the Zona da Mata Norte of Pernambuco, linked to the traditions of the Cavalo-Marinho of Aliança and Condado; and Cláudio Rabeca, an instrumentalist who works with popular music based, above all, on references to Cavalo-Marinho. The present work presents the following central question: what are the meanings present, today, in the teaching of the fiddle, in Recife, considering the urban context and the new spaces occupied by it? | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Annamelia dos Reis Oliveira.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons